sábado, 22 de dezembro de 2012

O herói menos esperado evita tropeço do Man City.

O Manchester City, jogando em casa, recebeu o lanterna Reading e não poderia nem pensar em perder pontos. Pois, com o Manchester United a seis pontos de vantagem, poderia abrir 9. Mas, a peleja pela 18ª rodada não foi nada fácil. O gol dá vitória  por 1-0, só foi vir nos acréscimos dos segundo tempo com Gareth Barry, o menos esperado para fazer isso. Já que Agüero, Dzeko, Yayá, David Silva, todos em campo e costumados a aparecer nesses momentos. Mas herói, foi o camisa 18.

O triunfo foi importante demais, porque virtualmente a diferença caiu para 3 pontos do Man Utd. Porém, os Diabos Vermelhos ainda jogam na rodada, contra o Swansea. 

Quando a pelota rolou no Etihad Stadium, o Man. City tomou o seu papel de dono da casa e foi para cima. Tevez exercia o comando de ataque, sendo auxiliado de perto por Agüero e Balotelli. Os três, ainda viam David Silva e Yayá Touré se aproximarem o tempo todo, fazendo a ligação da defesa com o ataque. 

E como o adversário estava atuando completamente atrás, Javi Garcia e Barry, passaram a avançar bastante também. Seguindo a dupla de volantes, Zabaleta fazia o mesmo pela lateral direita. Mesmo com toda essa força, a equipe não conseguiu chegar o gol. Oportunidades claras até foram produzidas, mas pararam em Federici. 

Passando dos 30 minutos do primeiro tempo, os Cityzenses perderam forçar no ataque e pararam de pressionar, além de não consegui exercer mais a marcação sobrepressão. Isso, se arrastou praticamente durante todo o segundo tempo. Os erros, principalmente de passes, marcaram a queda de rendimento na partida.

Na etapa final, o Reading já não era como no primeiro tempo, no qual não havia finalizado nenhuma vez na meta de Hart. inclusive, os visitante tiveram um penalidade não marcada, pois a bola acabou batendo na mão do um defensor do City. As principais saída de jogo, viam dos pés de Kebe, que sempre mirava em Progrebnyak. 

Mas, já nos minutos finais, a pressão do Manchester voltou a se intensificar e Mancini fez algumas mudanças, como a entrada de Dzeko e Sinclair, nos lugares de Balotelli e Tevez. Mas, acabou sendo outro jogador que roubou a cena. Foi o coadjuvante Gareth Barry, que é um excelente jogador, mas fica ofuscado em meio a tantas estrelas. Ele marcou o gol dos três pontos, embora, eu ache que ele tenha cometido falta no lance. Como o árbitro não deu,  bastou correr e comemorar. 

Na 19ª  rodada, o Manchester City joga com o Sunderland, fora de casa. Já o Reading buscará sair dessa incomoda posição, diante do Swansea, em casa.