segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Entre controversas, Corinthians é Bicampeão do mundo.

Na manhã do último domingo (16), o Corinthians se sagrou Bicampeão do mundo, embora muitos conteste isso. Mesmo assim, a vitória aguerrida diante do poderoso Chelsea, por 1-0 sacramentou o título. Mas, o destaque da partida, não ficou sobre Paolo Guerrero autor do gol, e sim Cássio, arqueiro corintiano que foi perfeito durante os 90 minutos da partida. 

O primeiro título mundial do Corinthians, saiu de um projeto piloto da Fifa em 2000, que queria organizar uma competição para clubes campeões de todos os continentes para assim, sair o campeão do mundo. Não como antes, que eram apenas o campeão sul-americano e europeu disputando o prêmio. Muitos contestam isso, dizendo que o torneio era um "mudialito", como Roberto Carlos disse. Que na época defendia o Real Madrid.

Mas na verdade é que, se foi dado como título mundial, é válido. A FIFA, tem suas loucuras e complicações. Principalmente por não reconhecer as conquistas de outros brasileiros, como: 2 de Santos e São Paulo, 1 de Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Grêmio. Entre outros clubes da América do Sul e Europa. Mas, na minha opinião, vale o que na época era disputado. 

Então, na conquista de seu segundo título, a torcida corintiana sofreu um pouco. O Chelsea, conseguiu se impor mais. Porém, esbarrava na esplendorosa atuação de Cássio. O goleiro pegou absolutamente tudo, abusando de um reflexo super apurado. Ou então, se esticando o máximo que podia, como na finalização de Moses. 

Quando o primeiro tempo foi se desenrolando e os londrinos começaram a criar várias oportunidades e a não balançar a rede, já tinha pra mim que ia dar Corinthians. E não foi diferente, no segundo tempo com a equipe mais calejada, os brasileiros passaram a ter mais qualidade nas criações das jogadas. E aproveitando aquela chance única, que provavelmente não teria mais, Guererro estufou a rede, decretando o título.

O Chelsea poderia jogar mais 90 minutos que não conseguiria penetrar na meta de Cássio. E, a vontade e superação dos jogadores de defesa, e até mesmo dos atacantes que estavam defendendo com muita fibra. Que ainda viram Cahil cair na "armadilha" de Emerson e ser expulso. O Chelsea, no fundo decepcionou. Os jogadores menosprezaram muito o futebol brasileiro. Além de Rafa Benitez barra Oscar, para iniciar com Moses como titular. Ele pediu para perder quando fez isso.

Parabéns ao Sport Club Corinthians!