terça-feira, 11 de março de 2014

O crescimento da MLS é notório e em breve será uma potência mundial

Nesse último final de semana, foi iniciada a 19ª MLS - o futebol nos Estados Unidos - como eles gostam de chamar, o Soccer. Apesar de não ser um esporte tão popular na terra do Tio Sam, só nessa rodada inaugural, a média foi de 21.129 torcedores por jogo, nas oito partidas realizadas. O Brasil se considera o 'país do futebol', mas algumas situações necessitam ser revistas e copiar o que é feito de bom no USA.

No último ano, foi divulgada a lista das 20 ligas com as melhores médias de público. O Campeonato Brasileiro ficou em 18º, com média de 12.971 torcedores por jogo, sendo a ocupação média do estádio de 38%. Já a MLS ficou na oitava posição, com números de 18.845 por jogo e com a ocupação nos estádios em 91%. 

No quesito preenchimento das arquibancadas, ficou atrás apenas da Bundesliga (Alemanha) e Premier League (Inglaterra), ambas com 95%. Um dos principais motivos para isso são os estádios compactos, com capacidade para cerca de 20 à 30 mil torcedores. Com isso, é possível lotar os estádios, tornando-o sempre caldeirões. Diferente daqui do Brasil, que tem estádios gigantes e vivem às moscas.

Algumas franquias norte-americanas ainda não possuem estádio próprio, mas estão em fase de negociação ou já com as obras encaminhadas, como o caso do DC United, que terá sua casa entregue em 2016.

O Seattle Sounders manda seus jogos no Century Link Field, o mesmo lugar em que joga o Seattle Seahawks da NFL. Apesar de ser um estádio de Football, a torcida marca presença, com média de público superior aos 40 mil por jogo. Na partida de estreia em 2014, foram 39.240 torcedores prestigiarem o time. 

A questão de calendário e logística também é de se invejar. São apenas 19 equipes, sendo que em 2015 esse número chegará a 20, com a introdução do New York City - parceria entre o Manchester City e o New York Yankees, equipe de Beisebol. 

As franquias jogam apenas aos finais de semana e ainda durante a pré-temporada do futebol europeu, a liga tem uma pausa, para que os times possam fazer amistosos contra Real Madrid, Milan, Chelsea, Manchester United, por exemplo. Além, do jogo das estrelas, que são os principais jogadores da MLS contra algum clube europeu. Para essa temporada, o adversário será o Bayern de Munique. 

Dentro de campo, não é o futebol mais técnico do planeta. Mas, é uma liga que prioriza o passe, a disciplina tática e na maioria dos jogos a emoção aparece. São sempre partidas decididas no fim, os torcedores participam ativamente dos jogos, com verdadeiros show, principalmente das torcidas do Seattle Sounders e do Portland Timbers.

Jogadores renomados já passaram pela MLS, com David Beckham e outros ainda atuam é o caso de Henry, Donavan, Júlio César - goleiro da Seleção Brasileira - Roy Keane. Como de costume, jogadores brasileiros também fazem parte desse torneio, são 21 ao todo. Os mais destacados são o Juninho e Marcelo Sarvas já campeões com o Los Angeles Galaxy, mesmo time em que joga Samuel, revelação do Fluminense. Kleberson pentacampeão com o Brasil, também faz parte da lista, jogando pelo Philadelphia Unión.

Questão de segurança nos estádios é outro ponto impecável. Existe a rivalidade entre os times, porém, como já é da cultura norte-americana não existe brigas entre torcedores. Para ser mais exato, nas arquibancadas não tem nem a separação de mandantes e visitantes, assistem todos juntos, um respeitando o outro.
Festa da torcida do Portland Timbers
É uma competição muito carismática e encantadora, que vem crescendo e se tornará em breve uma potência mundial. Para quem tiver a vontade de conhecer mais, toda semana estarei postando aqui uma crônica dos principais jogos da semana.