Foi dada a largada para a fase de playoffs da Concacaf Champions League, e o San Jose Earthquakes (USA) recebeu o Toluca (México). Os estadunidenses pressionaram ao longo da partida, mas saíram perdendo por 1 a 0. No último lance do jogo, aos 50 do segundo tempo, Alan Gordon empatou o prélio para os donos da casa. Evitando um prejuízo para o confronto da volta, em solo mexicano.
O San Jose contava o apoio de seu torcedor, que lotava o acanhado estádio. A equipe foi para cima, apesar de um início de jogo muito estudado pelos dois times, onde a bola ficou mais tempo no meio de campo. Do meio do primeiro tempo, até a parte final, os mandantes intensificaram a presença no campo de ataque e passaram a criar ótimas oportunidades de gols. Em uma inclusive reclamaram muito de um pênalti não marcado, após a bola bater na mão do zagueiro do Toluca.
O time mexicano pouco avançava até o território de ataque, pretendia jogar apenas no erro do adversário. Na etapa complementar, o Earthquakes estava pressionando ainda mais, principalmente com Cato, autor das melhores jogadas. O gol parecia próximo, mas eis que a defesa falha, a bola sobra nos pés de Nava que acerta um bonito chute e coloca o Toluca na frente. Os mexicanos passaram a controlar mais a bola, porém o San Jose não perdeu o ímpeto. O arqueiro do Toluca, Talavera, fez uma sequência de três defesas espetaculares. Mas, no último lance, Gordon empatou tudo de cabeça.
Gordon autor do gol salvador do San Jose |
O jogo da volta será semana que vem, dia 19, quarta-feira, em território mexicano.