Se preparando para as duas partidas mais importantes da sua história, o Montréal Impact praticamente abriu mão da MLS e dedicou toda sua atenção aos dois jogos da final da Concacaf Champions League. Na noite de quarta (22), no estádio Azteca, na Cidade do México, o América-MEX foi o primeiro mandante e não conseguiu fazer a força do mando de campo prevalecer como ao longo do torneio. O Impact se comportou bem e levou para o Canadá um empate em 1-1.
A partida se mostrava bem definida dentro de campo: o América forçava o jogo e o Montréal tinha sua estratégia de explorar os contragolpes. E foi exatamente o que aconteceu e aos 16 minutos, em um ataque rápido, o argentino Ignacio Piatti marcou 1 a 0 para os canadenses.
A partir desse momento, o jogo virou ainda mais ataque contra defesa, e apesar de pressionar com todas as forças, o América permitia espaços no seu setor defensivo e por pouco não sofreu o segundo tento. Inclusive, o Montréal chegou muito próximo de aumentar sua vantagem.
Na etapa final, os águia continuaram martelando, pressionando e levando o torcedor ao delírio. Quando parecia que o MIFC levaria uma vitória para o segundo jogo, Oribe Peralta empatou o cotejo de cabeça, aos 88 minutos.
Com o empate, o Montréal joga por um simples empate sem gols para se sagrar campeão da "ConcaChampions" pela primeira vez em sua história. Um novo 1-1 levaria a partida para a disputa de pênaltis e 2-2 em diante, passa a ser do América. Quem vencer, leva a taça e a vaga no Mundial de Clubes da Fifa em dezembro.
Confira os melhores momentos da final da Conca Champions: