Nessa quarta-feira (05), a Seleção Brasileira goleou por 5-0 a África do Sul, em Joanesburgo, no Soccer City, palco da última final da Copa do Mundo. Esse amistoso marcou o último jogo antes da derradeira convocação para o mundial, e claramente, essa lista já está bem definida, ou quase toda.
No gol, Júlio César (Toronto) e Jefferson (Botafogo) estão garantidos, a opção como terceiro goleiro aparece em aberto. Isso porque Diego Cavalieri que foi opção durante a Copa das Confederações caiu bastante de rendimento. Ainda sim, é um nome forte, porém outros ganham força, como Victor (Atlético Mineiro), Fábio (Cruzeiro), principalmente.
Na defesa, Felipão ainda não tem ao certo o nome do último zagueiro para preencher os quatro que serão levados. Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea) e Dante (Bayern) serão figurinhas certas na lista. Já o último nome poderá ser preenchido por Réver (Atlético Mineiro), que por sinal jogou a Copa das Confederações, Dedé (Cruzeiro), Henrique (Palmeiras) ou então o jovem Marquinhos (PSG), não deverá sair desses citados.
Nas laterais, Rafinha (Bayern) teve a primeira oportunidade com a camisa da Seleção nessa quarta-feira, jogou os 90 minutos, mas não mostrou um futebol acima da média. Entretanto, também não comprometeu. A dúvida é saber se Felipão irá leva-lo ou optará por Maicon (Roma), que vinha tentando oportunidades. Daniel Alves (Barcelona) é o grande titular da lateral direita. Já na esquerda, apenas Marcelo (Real Madrid) foi convocado para esse último teste. A tendência é que sejam só três laterais, porque Dani Alves pode jogar nas duas laterais, caso precise, abrindo mais uma vaga no meio de campo.
Os volantes estão bem encaminhados também. Luiz Gustavo (Wolfsburg) e Paulinho são os titulares, Fernandinho que teve sua oportunidade de mostrar o seu valor contra a África do Sul, foi bem, teve consistência e ainda marcou um bonito gol, em um dos pontos fortes que tem, que é o chute em longa distância. Hernanes (Internazionale) que foi utilizado durante boa parte das convocações de Luiz Felipe, deverá voltar a lista.
Seguindo no meio de campo, que por sinal, é o setor aonde Felipão tem suas maiores dúvidas. Na criação, Oscar (Chelsea) é nome mais do que certo. Ramires também do Chelsea, garantiu seu nome com boas atuações após a Copa das Confederações e para fechar essa listinha do clube londrino, Willian nas vezes que participou agregou muito ao time. Para essa quarta vaga no meio de campo, alguns bons nomes correm por fora, como Coutinho (Liverpool) e Kaká (Milan).
No ataque, a situação é bem tranquila, com Fred (Fluminense), Jô (Atlético Mineiro), Neymar (Barcelona), Bernard (Shakhtar) e Hulk (Zenit) todos com a presença certa. Dois nomes que podem atuar no meio de campo, como ponta ou no ataque, são os de Lucas (PSG) que perdeu muito espaço após a Copa das Confederações e Robinho (Milan) que foi lembrando na penúltima lista, mas que nessa não esteve. Porém, fez uma boa exibição quando entrou.
Dos 23 que serão convocados por Luiz Felipe Scolari no dia 7 de maio, 20 já estão mais do que certos. As outras três vagas não deverão fugir dos nomes que vem sendo lembrados e caso não aconteça problemas de lesão, esses serão os representantes do Brasil na Copa.