quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Santa Fé faz o necessário, elimina o Morélia e entra no grupo do Atlético Mineiro

Após perder a partida de ida por 2 a 1 no México, para o Monarcas Morélia, o Santa Fé precisava apenas de um gol no jogo da volta, na Colômbia. E foi exatamente isso que aconteceu, os colombianos venceram por 1-0, com o gol de De La Cuesta e se credenciaram para entrar no Grupo do Atlético Mineiro, que ainda tem o Nacional (PAR) e o Zamora.

As duas equipes são portadoras de um futebol extremamente técnico, e o Santa Fé precisava chegar pelo menos a um gol. Mas, para isso precisava atacar e tomar cuidado com o ótimo time do Morélia, que possuí um belo contragolpe.

Então, no começo do jogo, até os 20 minutos, os colombianos mesmo dentro de casa e contando com o apoio da torcida, pouco conseguiram fazer de pressão. Em contrapartida, sofreram bastantes com as idas rápidas ao ataque dos mexicanos, que por pouco não fizeram um gol. Caso tivessem feito, o Santa Fé teria que fazer 3 a 1 para se classificar diretamente.

Conforme o tempo foi passando, a equipe local foi se acertando, impedindo os contra-ataques do Morélia e crescendo na partida. Principalmente, após um excesso de faltas dos jogadores mexicanos. Com isso, através dos pés de Omar Perez, o Santa Fé foi chegando com perigo. 

Na etapa final, o Morélia marcava mais, evitando de sair para o ataque. Quando saía, levava pouca gente e o principal jogador era Zamorano. Tudo estava sob o controle do time do México, que apesar da pressão do Santa Fé, conseguia se segurar. 

Eis que novamente, começaram a aparecer as faltas, e em um lance bobo no meio de campo, Ramírez acertou uma cotovelada na cabeça de Omar Perez. Foi expulso e minutos depois, o Santa Fé chegou ao gol com o zagueiro De La Cuesta, de cabeça.

O jogo ficou a feitio do Santa Fé, que passou a jogar no contra-ataque e por pouco não fez o segundo. Já nos acréscimos, o Morélia foi para o tudo ou nada e quase empatou após uma cobrança de falta. Caso tivesse marcado o gol, levaria a vaga!


Foram 180 minutos de um futebol muito aberto e com chances para os dois lados. Se for pegar os melhores momentos, o Morélia teve mais oportunidades, principalmente no México, mas não soube 'matar' o jogo. Semifinalista da última edição, o Santa Fé entra em um grupo que terá grande chances de avançar de fase.