quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

[Offseason] A vida dos jogadores da NFL após o fim da temporada

Durante o período Junho até o início de fevereiro, onde ocorre o Super Bowl, a vida dos jogadores de Football é uma loucura total. Os atletas não têm tempo para nada, somente para se focar na equipe, nos jogos e nos treinamentos. Quando acaba a temporada, eles voltam a levar uma vida normal, podendo finalmente conviver com a família, os amigos e fazendo viagens. O Rédua Esporte trará um pouco como é essa readaptação a 'vida normal'.

Após o SB XVLIII, onde o Seahawks com uma bela vitória se sagraram campeões diante dos Broncos, a NFL encerrou seus trabalhos na temporada. Entrando agora, na chamada Offseason, onde os jogadores terão um certo descanso, mas é época também, dos Head Coach's e general-maneger acertarem o que fizeram de errado. Principalmente, porque o Draft é logo ali.

Já os jogadores que vivem esse período de temporada com muita correria, alguns inclusive chegam a ficar afastados da família, com esposas e filhos morando em outros estados. Então, eles buscam se readaptar nessas primeiras semanas de férias, o que não é nada fácil, principalmente em relação ao sono, já que estão programados para levantar cedo. O jogador da Linha Ofensiva do Arizona Cardinals fala um pouco sobre isso.

- Depois de se assustar algumas vezes, você fala para si mesmo e diz: você não tem que estar em nenhum lugar - disse Eric Winston.

Esses momentos são devidos as reuniões, estudos do adversário o que é extremamente desgastante para um jogador. Com isso, o processo de recuperação das diversas pancadas sofridas durante a temporada, não é simplesmente físico, mas também mental, por todo o estresse sofrido, é exatamente que o TE do Dallas Cowboys explica.

- Você entra em uma rotina em que está trabalhando tão duro para isso, que quando você parar, é preciso um pouco de um ajuste. Demora algumas semanas para voltar ao normal e ser curado - afirmou Jason Witten.

Jason Witten diz que a parte mental precisa ser curada tanto como a física
- Fisicamente, você definitivamente precisará do tempo para deixar o seu corpo curado. Mas mentalmente, é tão importante para descomprimir e deixar tudo como era antes, para seguir em frente. O que leva um pouco de tempo para ser processado - concluiu o Tight End.

Para o especialista em desempenho de jogadores da NFL, Brett Bartholomew a recuperação mental do atleta, é até mesmo mais importante que a física. 

- Se eles não relaxarem, não dando dando tempo para o cérebro ter descanso, eles terão problemas psicológicos - afirma Bartholomew.

Nessa "volta ao lar" também é um processo de adaptação, pois durante a temporada, a família dos atletas passa a ser os jogadores e a casa basicamente os vestiários. O Linebacker do Denver Broncos disse o que conversa com a família em casa.

- As conversas não são sobre football - frisou Paris Lenon.

JJ Watt na rotina desgastante de treinos, mas que nas férias
ele sente falta
Já na questão de manter a forma, a maioria dos jogadores ficam cerca de duas semanas sem qualquer tipo de atividade física. Porém, aos poucos vão reiniciando as práticas, principalmente nas academias para não perder capacidade física. Para alguns jogadores, como JJ Watt do Houston Texans, esse período de inércia não é tão simples.

- Uma das coisas mais difíceis quando a temporada acaba é realmente me esforçar para ter tempo livre, para deixar o meu corpo se recuperar - afirmou o defensor.

Se para os que amam a NFL é um aperto no peito ficar sete meses sem, para os jogadores é essencial, principalmente na parte mental, onde precisam se recompor. Na parte física também, para que apesar de curta, a temporada sempre tenha jogos em alto nível.