terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Nacional (URU) aproveita falha do goleiro, faz 2 a 0 no Oriente e entra no grupo da morte

Pela partida de volta da primeira fase da Copa Libertadores da América, o Nacional (URU) precisava vencer o Oriente Pretolero para avançar até a fase de grupos. Como havia perdido por 1 a 0 na ida, teria que fazer 2 a 0 para avançar diretamente, sem disputas de pênalti. E foi exatamente esse o placar, onde no segundo gol uruguaio, o goleiro Arias falhou incrivelmente. Agora, o tricolor do Uruguai entra no grupo da morte, composto por Grêmio, Atlético Nacional e Newell's;

O jogo aconteceu no Parque Central, estádio completamente acanhando e aproveitando o calor da torcida, logo no primeiro minuto, o atacante Alonso teve uma grande oportunidade, no qual o zagueiro salvou em cima da linha. Após, o Nacional seguiu melhor, mas a defensiva boliviana conseguiu brevemente se estabilizar. 

Como estava difícil penetrar no forte esquema de marcação, os jogadores do Nacional de forma inteligente começaram a arriscar chutes de longa distância e passaram a alçar bolas na área. Oriundas de jogadas até a linha de fundo, faltas ou escanteios. Então, após essa última opção, o atacante Alonso fez 1 a 0 para os uruguaios.

O gol aconteceu aos 20 minutos da etapa inicial. O Oriente não conseguia sair para o ataque, porque sempre perdiam a bola sendo desarmados ou então com passes errados. Já o Nacional tinha mais pegada no jogo, porém não conseguiram fazer logo o segundo gol.

No segundo tempo, o Oriente se acertou, conseguiu neutralizar as investidas dos mandantes, e com Monjica começaram a incomodar. Os bolivianos mesmo no Uruguai estavam melhores e bem próximo de marcar ou pelo menos levar a decisão para as disputas de pênalti. 

Mas, na base da pressão, o Nacional começou a ir para cima e após um lance de trombadas na proximidade da área do Oriente, De Pena arriscou um chute um pouco fraco, em que o goleiro Arias aceitou. O placar de 2 a 0 colocava os uruguaios diretamente na fase de grupos. Os bolivianos tentaram um gol que os levaria a próxima fase, mas não aconteceu.


O Oriente na soma dos quatro tempos do confronto foi melhor em três, mas errou e em um confronto mata-mata isso é inadmissível. O Nacional se classifica e entra no grupo da morte, que terá três campeões da América. Vai pegar fogo!