segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

[Playoffs] 49ers dominam os Panthers, e se credenciam a terceira final seguida da NFC.

A segunda semifinal da NFC, entre Panthers e  49ers, na casa do Carolina, para decidir o adversário do Seattle Seahawks, na final da Conferência, foi um grande jogo. Apesar de jogar fora, o San Francisco tinha o favoritismo, e fizeram valer o ótimo momento da defesa e do ataque, vencendo e se credenciando a terceira final da NFC seguida.

(12-4) San Francisco 23 @ 10 Carolina Panthers (12-4)

Os Panthers por terem feito uma boa campanha - terminaram com a segunda melhor da Conferência Nacional -, tiveram o privilégio de folgar na primeira rodada dos playoffs. E os 49ers, tiveram que ir a Green Bay, derrotar os Packers. Mas, dentro de campo isso não se refletiu e as duas franquias fizeram um jogo duríssimo, em que ofensivamente, mais uma vez o QB Colin Kaepernick mostrou que é totalmente adaptado a pós-temporada.

O jogo foi amarrado, por causa, de ser um confronto entre duas das cinco melhores defesas da Liga. San Francisco do fim da temporada regular, e esse prosseguimento nos Playoffs vem mostrando a cara de um time vencedor. Não se abala em jogar fora de casa, e já começou a partida dominando o adversário ofensiva e defensivamente. 

Logo no primeiro período, Kaepernick soube usar muito bem as campanhas, sempre de forma longa e utilizando o jogo corrido como peça fundamental. Ao todo, foram 34 carregadas, sendo o principal carregador, o RB Frank Gore. Além disso, a defesa também conseguiu interceptar o QB Cam Newton, capitalizando os pontos em Field Gold.

Faltava aos Niners anotarem um TD, pois até então, eram apenas dois FG. E no segundo período, os Panthers fizeram os 15 minutos jogando no mais alto nível. E foi só, durante todo o jogo, e também, o único quarto em que conseguiram pontuar. Primeiro com o WD Steven Smith recebendo um passe de 31 jardas de Newton. E depois, Graham Gano chutando um FG de 24 jardas. Colocando os donos da casa com 10 a 6 placar.

Mas, faltando 0,5 segundos para o encerramento do segundo período, Kaepernick lançou para o TE Vernon Davis, que anotou um TD de 1 jarda.

No terceiro e quarto período, San Francisco dominou completamente Carolina, em todos os aspectos. No ataque, as batalhas nas trincheiras, os niners levavam sempre a melhor, então, conseguiam abrir espaços para as corridas. E nos passes, Kaepernick estava conectando bem seus recebedores, quem mais somou jardas, foi o WD Anquan Boldin.

O próprio QB Kaepernick usou da sua força atlética, e mostrou o mesmo contra os Packers, aquela imprevisibilidade para correr com a bola, passá-la a um RB ou lançá-la. Então, chegou a anotar um Touchodwn entrando na End Zone, correndo para 4 jardas, levando o jogo para 20 a 10.

Um ponto além da apatia e a dominação que sofreu de San Francisco foram as frequentes faltas que a defesa dos Panthers cometiam - colocando sempre o ataque dos 49ers em boas condições -, e do ataque também - atrasando as jogadas, com perda de jardas. Cam Newton que foi bem durante ao longo da temporada sentiu o peso dos playoffs, assim como todo o time. O ataque terrestre não funcionou - foram 93 jardas no jogo todo -, o que com a desvantagem, teve que lançar o tempo inteiro, tornando-se unidimensional. E acabou sendo interceptado mais uma vez.

O melhor alvo do QB de Carolina foi o WD Ted Ginn, com 104 jardas recebidas e Steven Smith, que anotou o TD. De resto, uma equipe a quem do que vinha jogando.

Já San Francisco cresceu e vem jogando bem na hora certa, é a terceira final seguida de Conferência, e a possibilidade de retornar ao Super Bowl pelo segundo ano consecutivo. Se vai ganhar, é complicado dizer, mas estão preparados para isso. Porém, o caminho é árduo agora, jogar contra o Seahawks, em Seattle, na próxima semana.


Destaques da partida:
San Francisco 49ers:
Passe: C. Kaepernick = 15/28, 196 jardas, 1 TD.
Corrida: F. Gore = 17 carregadas, 84 jardas.
Recepção: A. Boldin = 8 recepções, 136 jardas.

Carolina Panthers:
Passe: C. Newton = 16/25, 267 jardas, 1 TD, 2 INTs.
Corrida: C. Newton = 10 carregadas, 57 jardas.
Recepção: T. Ginn Jr = 4 recepções, 104 jardas.