sábado, 11 de janeiro de 2014

Com gol no fim, Tijuana derrota o América e vence a primeira no Clausura.

Após estrear com empate no Clausura, o Tijuana por pouco não sai de campo com mais um resultado igual. A vitória sobre o América por 1-0 foi ocorrer somente nos minutos finais, dando então, o primeiro triunfo no torneio. Agora, os Xolos somam 4 pontos, subindo para a vice-liderança. E o clube Cidade do México segue com 3, em terceiro. Lembrando que esse é só o início da 2ª rodada. 

O jogo ocorreu no Estádio Caliente, casa do Tijuana, mas assim que a bola rolou, o América não sentiu tanta pressão assim. A equipe comandada por Antonio Mohamed - que era treinador do Tijuana até a última temporada -, iniciou muito bem o jogo. Postados no 3-5-2, conseguiram inicialmente neutralizar e impedir a movimentação dos mandantes. 

O grande per cálcio encontrado pelo jogadores do América era entrar dentro da área, então o jeito encontrado, eram chutes por cobertura para tentar tirar proveito da baixa estatura do arqueiro Cirilo Saucedo, que possui 1,85 de altura. No demais, foi só.

O Tijuana possui um grupo de jogadores com extrema velocidade e foi baseado nisso, que os Xolos começaram a impor o seu ritmo. Ainda no primeiro tempo, tiveram algumas boas aparições frente à meta do goleiro Múñoz, que apareceu muito bem, e chegou a intervir um gol de calcanhar de Martínez. 

No segundo tempo, durante 25 minutos o Tijuana atropelou o América, com um jogo objetivo e sempre com passes longos nas diagonais, caindo pelo lado esquerdo. Foram três oportunidades claríssimas, em que Corona e Arce ou pararam na trave ou no goleiro Múñoz.

O América foi conseguir jogar por volta de 30 minutos da etapa final, onde novamente neutralizou a correria do adversário, simplesmente controlando a posse de bola. E além disso, chegaram próximo de marcar o gol derradeiro da vitória. Voltaram a tentar chutes por cobertura, mas Cirilo Saucedo que até fica um pouco adiantado, se saiu bem.

Então, já quando todos estavam condizente que o resultado seria mesmo o 0 a 0, Pellerano após um bate-rebate na área acertou um forte chute, sem chances para Múñoz, que pegou tudo e mais um pouco nesse prélio. Houve ainda tempo para discussão e entreveiro dos atletas, mas futebolisticamente nada demais ocorreu até o apito final.


Na 3ª rodada, o Tijuana visita o Pachuca. Enquanto o América recebe o León, para reeditar a final do Apertura 2013.