terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Oriente Pretolero faz o dever de casa e larga na frente do Nacional-URU, por vaga no Grupo do Grêmio.

Pela primeira fase da Copa Libertadores da América, o Oriente Petrolero recebeu o Nacional-URU, no duelo de ida. O resultado final foi de 1-0, para a equipe boliviana, que o coloca em vantagem na disputa por uma vaga no Grupo 6, o mesmo do Grêmio. Esse confronto abriu os trabalhos na competição, em 2014.

A forte chuva que caiu em Santa Cruz De La Sierra, deixou o gramado do Estádio Ramón Aguilera Costas péssimo para a condição de jogo. Mas, dentro de campo, dois times que jogam bastante no contato e na raça, isso acabou não atrapalhando tanto. 

Porém, o primeiro grande momento do jogo ocorreu após uma falha do zagueiro uruguaio De Los Santos, que escorregou e Duk quase abriu o placar. Após esse lance, o Nacional começou a crescer no jogo e levar perigo ao sistema defensivo dos bolivianos. O jogador mais perigoso era o atacante Alonso. 

Já próximo ao intervalo, o Oriente que costuma a jogar pelas pontas, conseguiu enfim executar seu ponto forte, e após um cruzamento não tão certo, Mojica deu um belo drible de corpo e fez 1 a 0, para os Pretoleros. 

Para os 45 minutos finais, os donos da casa seguiram melhores, em especial, no começo. Foram ótimas oportunidades criadas, para até "matar" o confronto e jogar no Uruguai mais tranquilo. Entretanto, o Nacional soube se segurar e aos poucos, voltou a se soltar na partida. 

Já rumando para o fim, o Oriente parou de criar com efetividade, até porque, os jogadores sentiram o cansaço, então, o Nacional voltou a aparecer bem, novamente com Alonso. Álvaro Recoba que entrou na parte final contribuiu apenas com jogadas áreas, no qual cruzou sempre com perigo.

Nacional precisará se recuperar em casa, para avançar na Libertadores. (Foto: AP)
Na próxima terça-feira (04), os dois times voltam a se enfrentar, dessa vez, no Uruguai. O Nacional saiu vivo dessa primeira batalha e a vaga segue em aberto. Ao Oriente basta apenas empatar, que avançará de fase.