Pela primeira fase da Copa Libertadores da América, o Oriente Petrolero recebeu o Nacional-URU, no duelo de ida. O resultado final foi de 1-0, para a equipe boliviana, que o coloca em vantagem na disputa por uma vaga no Grupo 6, o mesmo do Grêmio. Esse confronto abriu os trabalhos na competição, em 2014.
A forte chuva que caiu em Santa Cruz De La Sierra, deixou o gramado do Estádio Ramón Aguilera Costas péssimo para a condição de jogo. Mas, dentro de campo, dois times que jogam bastante no contato e na raça, isso acabou não atrapalhando tanto.
Porém, o primeiro grande momento do jogo ocorreu após uma falha do zagueiro uruguaio De Los Santos, que escorregou e Duk quase abriu o placar. Após esse lance, o Nacional começou a crescer no jogo e levar perigo ao sistema defensivo dos bolivianos. O jogador mais perigoso era o atacante Alonso.
Já próximo ao intervalo, o Oriente que costuma a jogar pelas pontas, conseguiu enfim executar seu ponto forte, e após um cruzamento não tão certo, Mojica deu um belo drible de corpo e fez 1 a 0, para os Pretoleros.
Para os 45 minutos finais, os donos da casa seguiram melhores, em especial, no começo. Foram ótimas oportunidades criadas, para até "matar" o confronto e jogar no Uruguai mais tranquilo. Entretanto, o Nacional soube se segurar e aos poucos, voltou a se soltar na partida.
Já rumando para o fim, o Oriente parou de criar com efetividade, até porque, os jogadores sentiram o cansaço, então, o Nacional voltou a aparecer bem, novamente com Alonso. Álvaro Recoba que entrou na parte final contribuiu apenas com jogadas áreas, no qual cruzou sempre com perigo.
![]() |
| Nacional precisará se recuperar em casa, para avançar na Libertadores. (Foto: AP) |
Na próxima terça-feira (04), os dois times voltam a se enfrentar, dessa vez, no Uruguai. O Nacional saiu vivo dessa primeira batalha e a vaga segue em aberto. Ao Oriente basta apenas empatar, que avançará de fase.
