O Monarcas Morelia, do México, recebeu o Independiente de Santa Fé, da Colômbia, em uma partida extremamente movimentada, pela primeira fase da Copa Libertadores. Os mexicanos, venceram por 2-1, mas é um resultado que deixa a decisão pela vaga no Grupo 4 do Atlético Mineiro bem aberta, pela dificuldade que é jogar em solo colombiano. Isso só foi possível pelo gol de falta de Omar Perez, apesar dele ter perdido um pênalti na partida.
O primeiro tempo foi muito corrido e com o jogo aberto no meio de campo, porque são duas escolas de futebol ofensivo. O Morelia tinha mais facilidade para encontrar os caminhos do ataque, principalmente por jogar em casa. Então logo, o colombiano Riascos que defende o time, teve duas ótimas chances, antes mesmo dos 15 minutos.
O arqueiro Vargas do Santa Fé, teve que trabalhar bastante, pois a sua equipe não conseguia segurar a bola no campo de ataque. As trocas de passes eram raras, em especial nos minutos iniciais. O camisa 10 Omar Perez estava participando pouco. Mas, quando o time parecia se acertar no jogo, criando até boas jogadas, acabou levando o primeiro gol, após uma excelente puxada de contra-ataque, em que Zamorano serviu Mancilla, que só teve o trabalho de empurrar para o gol.
A equipe local seguiu melhor, tendo inclusive, oportunidades para aumentar. Entretanto, aos poucos os colombianos foram se acertando na partida, e na volta para o segundo tempo, o Santa Fé já era dominante. O meio de campo estava mais sólido, conseguia controlar os contragolpes do rival, além de criar chances claras, em uma, o atacante Medina isolou a bola, no qual estava completamente sozinho.
Vendo o crescimento do Santa Fé, De La Torre, técnico do Morelia começou a reforçar o meio de campo, bloqueando o setor e atrapalhando o adversário. Deu certo, porque pouco tempo depois, Zamorano fez boa jogada individual, passando como facilidade pela defesa colombiana e marcando o segundo gol dos mexicanos.
Naquela altura do jogo, qualquer golzinho "salvador" seria importante para o Santa Fé. A melhor oportunidade veio em uma penalidade máxima, em que Omar Perez bateu no meio de gol e o goleiro Rodríguez defendeu. Porém, o argentino não se abalou e em uma cobrança de falta já aos 40 minutos, acertou um petardo e fez o gol que recoloca o Independiente na disputa pela vaga.
Mancilla autor do primeiro gol da vitória dos mexicanos. (Foto: EFE) |
Na próxima terça-feira (04), os dois times voltam a se enfrentar, dessa vez, na Colômbia. Para o Morelia basta apenas um empate, mas jogar na casa do Santa Fé é extremamente complicado. A hostilidade do estádio é um fator determinante.