sábado, 14 de dezembro de 2013

Real Madrid evita o pior, mas sai apenas com um ponto de Pamplona.

O Real Madrid visitou nessa 16ª rodada, o Osasuna, na cidade de Pamplona, local por sinal, que não costuma trazer boas recordações para os merengues. E nesse sábado (14), por pouco não perderam o confronto, mas o zagueiro Pepe conseguiu evitar o pior, fazendo o segundo gol, e colocando o placar em 2-2. Que com a vitória do líder Barcelona na rodada, deixa a diferença entre as equipes na casa 5 pontos, 38 contra 43. Já o Osasuna segue no caos contra o rebaixamento, com o empate, subiu para 15º, com 14 pontos.

O Real por ser infinitamente superior ao adversário iniciou a partida querendo logo a abertura do placar. Então, mostravam uma boa variação de passes e uma intensidade legal pelas pontas. Mas, o clube da capital tinha um grande problema, que era na marcação.

Então, os jogadores do Osasuna conseguiram ter sensibilidade para identificar, e mais, isso é também o dedo do treinador. Eles passaram a explorar o lado esquerdo do sistema de defesa do Real, e começaram a produzir ótimas jogadas. Até que Oriol Riera aos 15 abriu a contagem.

Os merengues sentiram o golpes, e com isso, não encontravam mais aquela facilidade de antes. E o problema seguia, o Ronaldo não acompanhava a marcação, o Marcelo ficava exposto e os zagueiros, principalmente o Pepe possuía deficiência para ser o homem da sobra. Consequência disso, aos 39, novamente Riera foi às redes. 

Antes do intervalo, o Real Madrid passou por um momento complicado, quando Sergio Ramos foi expulso. Perdendo por 2 a 0 e com um jogador a menos, só não foi pior, porque aos 45, Isco fez o primeiro gol galáctico. E deu uma moral para o time na volta para o segundo tempo, pois mesmo com um a menos, possuía jogadores melhores. 

As jogadas de ataque eram sempre embasadas em Cristiano Ronaldo, que não fugiu da raia, mas vinha sofrendo uma marcação rígida. E até certo ponto, violenta. Prova disso, foi que aos 78 de jogo, Francisco Silva após falta dura no português foi expulso. O que acabou abrindo caminho para o empate merengue, com o gol de Pepe. O Real cresceu no jogo, mas não conseguiu o derradeiro gol que levaria a vitória.


Na 17ª rodada, o Real Madrid segue na estrada, agora para enfrentar o Valência. Enquanto o Osasuna visita o Celta de Vigo, na briga contra o rebaixamento.