sábado, 7 de dezembro de 2013

Napoli comanda o placar durante boa parte do tempo, porém cede empate a Udinese.

O Napoli que almeja a liderança do Calcio Italiano perdeu uma ótima oportunidade nessa 15ª rodada de encostar na Roma, que é atual vice-líder. Isso porque os napolitanos comandaram boa parte do placar, chegando a abrir 2 a 0, mas acabaram cedendo o empate na reta final, terminando o jogo 3-3, com a Udinese, em casa. Péssimo, pois deixa o time em terceiro, com 32 pontos, 8 a menos que a líder Juventus. Enquanto a Udinese sobe para décimo segundo, com 17.


Quando a pelota rolou no San Paolo, o Napoli mostrou logo que queria os três pontos. A pressão inicial, não surtiu o efeito esperado, pois imaginava-se que ela viria acompanhada de um gol. Pois bem, a Udinese se comportou bem, sabendo se defender e explorando o ataque pelas laterais.

Mas, com o passar do tempo, a tranquilidade e a paciência para trabalhar as jogadas, foi tornando o Napoli mais perigoso dentro do jogo. Então, o time começou a encurralar e a forçar bastante na saída de bola da Udinese, que se via acuada em seu campo. E já aos 38 minutos do primeiro tempo, Pandev abriu a contagem. E três minutos depois, ele novamente colocou na rede, abrindo 2 a 0 para os napolitanos.

Tudo ia certo até então, e o Napoli levava uma excelente vantagem para o intervalo. Mas, já nos acréscimos, o zagueiro Fede Fernández fez contra, e recolocou a Udinese no jogo. Então, na volta para os 45 minutos finais, os visitantes que estavam relativamente "mortos" no confronto, ganharam uma sobrevida. E aproveitaram, sempre com jogadas objetivas no ataque, e o meia português Bruno Fernandes marcou um golaço. Sem chances para o goleiro Rafael, que teve sua parcela de culpa, por se encontrar adiantado.

Antes de acontecer esse gol de empate, o técnico Rafa Benítez, pedia constantemente para seu time voltar a jogar, porque pareciam ter ficado no vestiário. E esse susto deu uma acordada no time, que após excelente jogada individual de Higuaín, Dzemaili recolocou o Napoli à frente no marcador.

O jogo ganhou muito em emoção, e nada parecia resolvido. Os locais tinham que ter matado o confronto, mas na minha concepção, subestimaram um pouco a Udinese, que vinha fazendo uma partida interessante. Então, como uma espécie de castigo, Basta empatou tudo novamente. Houve ainda aquela pressão de forma desesperada, mas os napolitanos não alcançaram mais a liderança do placar.

Na 16ª rodada, o Napoli tem um confronto duro contra a Internazionale, novamente em casa. E a Udinese recebe o Torino.