sábado, 7 de dezembro de 2013

Borussia Dortmund perde outra "final" em casa, na Bundesliga.

Em torneios de pontos corridos, existe aquele papo de que todo jogo é uma final. O que não é mentira. E jogos contra adversários diretos, podemos afirmar com mais convicção que é uma final. E nessa atual Bundesliga, o Borussia Dortmund perdeu em casa para o Bayern por 3-0, e agora na 15ª rodada, foi superado por 1-0 pelo Bayer Leverkusen - ambos concorrentes diretos ao título. Resultado que coloca os aurinegros em terceiro 31 pontos, e mantém o Leverkusen em segundo, com 37.


O confronto teve um início muito equilibrado, com os dois times buscando entender qual estratégia o adversário iria adotar. Mesmo enfrentando a pressão da torcida do Borussia, o Bayer não se escondeu da partida e fazia questão de trocar passes, tentando valorizar ao máximo a posse de bola. O jogador que mais chamava a atenção pela técnica, era o camisa 10 Can. 

Já o Dortmund buscava jogadas pelas alas, principalmente com Aubameyang na esquerda. Mas, nada de grandioso foi criado antes dos 20 minutos. Tempo no qual, o Leverkusen precisou para fazer o seu gol na peleja, com o sul-coreano Son Heung-Min. Um belo gol por sinal, em que driblou com facilidade o goleiro Weindefeller. Essa jogada também, deixou clara a fragilidade na marcação do zagueiro Friedrich.

Esse revés fez com que o Dortmund tivesse que jogar mais para frente. Entretanto, faltava um cara para pensar a partida no meio de campo, o Mkhitaryan não estava conseguindo ser esse "homem". Como já disse, as alternativas eram as pontas, no qual saíram os melhores lances do time, até porque, Kuba passou a ter lampejos no jogo.

No segundo tempo, Lewandowski que já tinha produzido alguns lances perigosos no ataque na primeira etapa, seguia sendo o jogador mais lúcido do Borussia, em campo. Ele chegou bem perto de fazer o gol que igualaria o cotejo, mas acabou parando na "muralha" Bernd Leno, que fez defesas importantíssimas. Principalmente, quando o Bayer ficou com um jogador a menos, quando Papasthatopoulos foi expulso. 

O Leverkusen manteve sua postura de valorizar a bola no segundo, caindo cada vez para o contra-ataque, em especial pelo setor direito do campo. Nos minutos finais pelo fato da expulsão, o time ficou mais retraído, porém não sofreu um sufoco grande, garantido a vitória e quem sabe, a tentativa de perseguição ao Bayern de Munique.

Na 16ª rodada, o Borussia Dortmund visita o Hoffenheim. Enquanto o Leverkusen recebe o Eintracht Frankfurt.