quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Com um jogador a menos, Milan segura o Ajax e avança de fase.

Valendo a última rodada do Grupo H, Milan a Ajax se enfrentaram, em Milão, para decidirem que avançaria ao lado do Barcelona, para a próxima fase. Os italianos poderiam jogar por um empate, e após perderem Montolivo expulso, ainda no primeiro tempo, bastou a equipe se fechar, segurar a pressão e garantir o 0-0. Esse resultado levou os rossoneros para os playoffs, enquanto os holandeses terão como prêmio de consolação uma vaga na Liga Europa.


Desde do primeiro minuto de jogo, deu para perceber que o Ajax iria para cima do Milan, mesmo atuando fora de casa. Pois eles necessitavam de um resultado positivo, mas o que impressionou, foi a forma intensa de jogar. Lembrando de certa maneira, a partida anterior contra o Barcelona. 

O Milan respondeu a pressão sofrida, com um bom lance de Balotelli, mas foi só. Os donos da casa não conseguiam sair, e muito menos, trabalhar a bola no campo de ataque. Apesar da oportunidade produzida, Balotelli e Kaká principais referências ofensivas não apareceram. Quem mais aparecia ou tentava algo, era o 'pequeno faraó' El Shaarawy, que acabou sacrificado com a expulsão justa de Montolivo. Ele teve que dar lugar ao Poli, que recompôs o meio de campo.

A expulsão ocorreu aos 22 minutos de jogo, desse momento até o intervalo, os holandeses não criaram nada de muito perigoso. Entretanto, conseguiam com jogadas rápidas e dinâmicas, alguns momentos interessantes. Mas, foi no segundo tempo, que a pressão se intensificou. 

O italianos abdicaram totalmente de atacar, estavam defendendo ali, quase que a temporada, pois no Campeonato Italiano a fase é péssima. O Ajax seguia explorando de jogadas velozes, com Bojan, Serero, Krkic, principalmente. No meio de campo, Polsen era quem ditava o ritmo. Algumas ótimas chances foram produzidas, mas o Milan se defendia com toda garra. E somente aos 80 de jogo, que a equipe começou a prender a bola no campo de ataque. Apesar disso, o último lance da partida, quase resultou em um gol do Ajax. 

As duas equipes mereciam passar, por tudo aquilo que fizeram ao longo da competição. É uma pena ver o Ajax de fora, pois já havia um tempo que o clube não montava um equipe tão competitiva em nível internacional. Agora, o Milan, precisa se reforçar e esse clube tem muita camisa, não pode ser subestimado nunca.