segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Chelsea leva susto no começo do jogo, mas reage e bate a "surpresa" do torneio.

O Chelsea nessa 13ª rodada mostrou o seu poder de reação, após sair perdendo para o Southampton dentro de casa, conseguindo reverter o placar. O jogo terminou 3-1, com destaque para a participação dos zagueiros no ataque, que marcaram duas vezes. Agora, os Blues ocupam a 2ª posição com 27 pontos, 4 a menos que o líder Arsenal. Já o Soton com a segunda derrota seguida, caí agora para sétimo, com 22 pontos.

Foram necessários 18 segundos para o Southampton fazer 1 a 0 em Stamford Bridge, pelo simples fato de um lançamento longo e o erro do volante Essien, que tentou afastar de forma errada e jogou a bola para dentro da área. Na sequência, o veloz Jay Rodriguez chegou rápido na bola e concluiu sem chances para Cech.

Se com 0 a 0 o Southampton iria adotar uma postura mais cautelosa, esperando inicialmente alguma fragilidade do Chelsea, agora, os cuidados aumentariam. Os Blues sentiram relativamente o baque, mas como foi tão no início, não tinha muito o que sentir, os ânimos ainda estavam frios. Aos poucos, o time começou a jogar e a encurralar o adversário no seu campo de defesa.

Armado no mesmo 4-2-3-1 de sempre, o que faltava para o Chelsea chegar ao empate, era uma maior movimentação de Juan Mata e Hazard no meio de campo. O brasileiro Oscar conseguia aparecer bem e Fernando Torres por não receber bons passes, saía demais da área para buscar a bola, o que deixa a equipe sem o homem de referência.

Ainda na primeira etapa, Oscar saiu machucado, dando lugar a Lampard. Já se aproximando do fim do primeiro tempo, o Soton voltou a oferecer riscos para Cech, chegando ao ponto, de equilibrar o percentual de posse de bola.

Nos 45 minutos finais, Mourinho arriscou e decidiu colocar o atacante Demba Ba no lugar do volante Essien, passando a equipe para uma espécie de 4-4-2. O Southampton já não conseguia ter a mesma audácia da parte final do 1º tempo e via o Chelsea crescendo no jogo, principalmente, nas bolas alçadas na área. E dessa maneira, o zagueiro Cahill empatou o confronto. Cerca de 7 minutos mais tarde, Terry em seu jogo 400 pelo clube londrino, fez o da virada.

Naquele momento, o Southampton não demonstrava qualquer poder de reação, para tentar lutar por algo melhor no ataque. Já os Blues foram administrando a peleja e aos 90 minutos de jogo, Demba Ba marcou o seu, encerrando mais uma vitória dos pupilos de José Mou.

Na 14ª rodada, o Chelsea visita o Sunderland. E o Southampton busca se reencontrar com as vitórias, diante do Aston Villa, em casa.