quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A noite em que Ibrah brilhou, Ronaldo encantou e colocou Portugal na Copa.

O confronto entre Portugal e Suécia era o mais esperado por colocar Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic na disputa por uma vaga na Copa do Mundo. E os dois foram os protagonistas desse encontro, e nessa terça-feira (19), em Estocolmo, na Suécia, Ibrah brilhou com dois gols. Mas, que encantou a todos no estádio e ao redor do mundo, foi Cristiano Ronaldo, marcando os três gols dá vitória lusitana por 3-2, em uma partida espetacular. Esse jogo será lembrado para sempre como o duelo de Titãs. Portugal vem para a Copa, enquanto a Suécia assistirá de casa!

O primeiro tempo foi bem morno, porque a Suécia sabia que precisava ao menos de um gol, porém, não queria se arriscar tanto, para não correr riscos defensivos. Portugal por sua vez tinha uma tranquilidade muito boa para trabalhar, pois tinha a vantagem, conseguindo se defender e sair para o ataque em um ritmo muito bom. Inclusive, num lance polêmico no qual os suecos reclamaram de fair play, Cristiano Ronaldo deu uma bela assistência para Hugo Almeida que quase abriu o placar.

Os 45 minutos finais então eram de vida ou morte para os suecos, que precisariam jogar bola e construir o resultado. Voltaram mais soltos e almejando o ataque com mais volúpia, em contrapartida, cediam espaços na defesa. E em 5 minutos, o arqueiro Isaksson fez uma bela defesa no chute de Ronaldo, no contragolpe Ibrahimovic parou no goleiro Rui Patrício. Prosseguindo a jogada, Raul Meireles pegou o rebote, ligou o contra-ataque, que terminou com Cristiano Ronaldo batendo na bola de forma indefensável.

Aquele 1 a 0 para os lusitanos deu um banho de água fria nos jogadores e torcedores suecos. Mas, ainda não havia nada sido perdido, pelo contrário, Ibrah chamou a responsabilidade e começou a aparecer muito bem no comando de ataque. Prova disso, foi que em quatro minutos o camisa 10 marcou duas vezes. Uma de cabeça e a outra em uma cobrança de falta, que ele largou um petardo.

Naquele instante do cotejo, bastava um único gol para classificar a Suécia, mas eis que esqueceram de "combinar" com o Cristiano Ronaldo, que mostrou hoje, que atualmente é o melhor do mundo. E em três minutos recolocou Portugal na frente com dois lindos gols, fazendo prevalecer sua capacidade física, categoria e frieza perante ao goleiro adversário. Ali, já não dava mais para os locais, que ainda buscaram saídas, mas não a encontravam. E por pouco, não viram o gajo fazer mais gols, e ele merecia!

Após a partida surgiu aquela pergunta: por que não vem os dois? Ronaldo vai abrilhantar demais o mundial e o Ibrah vai fazer muita falta, principalmente, pelo fato de ter 32 anos, possivelmente não jogará na Rússia em 2018. Mas, para quem viu, foi um jogo épico, com duas atuações sensacionais, e não sei como tem gente que não gosta de futebol!