A terceira fase da FA CUP, marca a entrada dos clubes da 1ª e 2ª divisão no torneio, com isso o Chelsea visitou o Southampton, que ambos são da elite do futebol inglês. Os londrinos, jamais haviam derrotados o Soton nessa competição. Foram 5 duelos e 5 eliminações. Mas, a bem da verdade é que o último encontro ocorreu em 1981. Os blues não eram nem de perto a potência que são hoje.
Então, a história dessa vez foi bem diferente, os mandantes até começaram na frente, querendo manter o tabu. Mas, o Chelsea reagiu e aplicou uma goleada de 5-1, com direito a dois gols de Demba Ba, que fez sua estréia no time. Muito provavelmente, Fernando Torres esquentará o banco com frequência.
A partida, não começou muito agradável no St Mary's Stadium. As duas equipes estavam com bastante dificuldades para criar e dar prosseguimento as jogadas ofensivas. O Southampton, tinha muitos desfalques, o que atrapalhava muito, tendo em vista que o time já é fraco. Enquanto o Chelsea, estava muito previsível no meio de campo e ainda tinha o fator falta de entrosamento com Demba Ba, com o restante da equipe.
O Soton, acabou abrindo o placar, com o atacante Jay Rodriguez, que aproveitou ótima enfiada de bola de Pucheon. O tento sofrido, acordou aparentemente os Blues. Mas, somente Ramires procurava o jogo. O brasileiro se movimentava e buscava as jogadas individuais. Ele ganhou a companhia de Mata, que ai sim, deu uma cara melhor ao time.
Quando os londrinos passaram a ter troca de passes rápidas, as boas chances apareceram. Moses e Hazard também passaram a aparecer mais, com isso, logo o empate veio. Com Demba Ba conferindo pra rede, após ótima jogada de Mata. E melhor em campo, o Chelsea passou a pressionar o goleiro Boruc, que não evitou a gol da virada de Moses.
Para o segundo tempo, o Southampton encontrava problemas de criação, com isso ficava difícil buscar a vitória. E a defesa também não conseguia mais parar as investidas dos visitantes, que aumentaram o placar para 3 a 1, com o defensor Ivanovic. A "porteira" estava aberta, e como um goleador que se preze aproveita as oportunidades que tem, Demba Ba anotou seu segundo gol na partida.
Benitez, mexeu no time, colocou Frank Lampard, no lugar de Ivanovic, recuando David Luiz pra zaga. O craque inglês, entrou com muito gás e querendo deixar o seu. Que veio após converter uma penalidade, Lampard chegou a marca de 192 gols, com a camisa do Blues. O Soton não podia fazer mais nada e acabou sendo eliminado dentro de casa.
Agora, o Chelsea irá esperar o sorteio para a 4ª fase da FA CUP. Lembrando, que o sorteio é solto, não tem pote A e pote B, são todos os clubes em um único pote.