sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Bayern termina 2012 com um empate amargo diante da torcida.

No último jogo do primeiro turno da Bundesliga e de 2012, o Bayern de Munique se despediu de seus torcedores, com um amargo empate por 1-1, diante do Borussia Mönchengladbach. A vitória para os bávaros, seria para coroar uma ótima primeira metade de competição, no qual levou o título de inverno. Já o M'gladbach, teve um péssimo início de campeonato, mas vem mostrando um boa recuperação e já ocupa a 6ª posição.

O Bayern, começou Alianza Arena, impondo seu forte ritmo de jogo. O que afinal é característico da equipe quando atua diante dos 71 mil torcedores que lotam o estádio frequentemente. Pois bem, mesmo com uma grande força ofensiva, os bávaros não conseguiram nenhum finalização perigosa a meta de Ter Stegen. O melhor momento, acabou sendo uma cabeçada de Mandzukic. 

O M'gladbach, não tinha uma saída muito boa para o ataque. O treinador Lucien Frave, sabia que não poderia botar o time para frente, seria suicídio. E como a equipe tem um sistema defensivo sólido, a tática era ficar atrás e sair só nos momentos bons. E em uma dessas descidas, a equipe arrumou um pênalti, que Marx cobrou muito bem. Sem chances para Neuer.

Esse fato, deu mais tranquilidade para o Borussia trabalhar e em contrapartida, deixou o Bayern nervoso em campo. Os jogadores ficaram o tempo inteiro querendo cavar uma penalidade ou faltas perto da área, reclamando exaustivamente do árbitro. A situação pirou, quando Javi Martínez saiu machucado. Em seu lugar entrou Shaqiri. Que até melhorou o time, passou a dar mais mobilidade. Junto com Müller e Ribéry.

Na volta para a segunda etapa, a pressão do Bayern se intensificou. Ter Stegen foi obrigado a trabalhar bem mais. Ele inclusive foi o destaque do Mönchengladbach. Em um chute de Schweinsteiger, ele fez uma defesa espetacular. E assim foram em lances de Ribery, Mandzukic, Müller, ele sempre salvava. E no ataque, seu time pouco produzia. Arango era quem mais tentava sair jogando, o restante só davam chutes para frente.

Acabou que próximo aos 15  minutos, Shaqiri em boa jogada individual empatou o prélio. A pressão se manteve por algum tempo, achei que a virada fosse questão de tempo. Mas, Frave, mexeu bem no Borussia. Botou sangue novo na equipe e tirou quem estava fazendo faltas desnecessárias, como Cergici. A entrada do brasileiro De Camargo, ajudou a segurar a bola no campo de ataque.

Porém, Jupp Heynckes, comandante do Bayern, queria a vitória. Mandou a campo Gomez e Pizarro, mesmo assim, o segundo tento não veio. Nos minutos finais ainda o time exerceu uma forte pressão, que na base do susto os defensores do Borussia afastaram e garantiram um importante empate.

Essas duas equipes só voltam a jogar em Janeiro pela Bundesliga. Quando ocorrerá a 18ª rodada ou início do segundo turno. O Bayern joga em casa, contra o Greuther Fürth. Enquanto o Mönchengladbach, atua fora contra o Hoffenheim.