domingo, 6 de maio de 2012

Yaya Touré põe Man City muito próximo ao título.




O jogador Yayá Touré que foi peça-chave no título da FA Cup na temporada passada. Na qual, ele marcou gol na semifinal contra o Manchester United e o gol do título na final contra o Stoke City. Nessa reta final da Premier League, ele vem sendo super importante. E na vitória contra o Newcastle fora de casa por 2-0. Touré foi autor dois dos gols. É um jogador que era coadjuvante no Barcelona e já no City está marcando seu nome na história do time. Como um grande ídolo dessa nova era que vive o clube. Esse resultado deixa o Manchester City muito perto do título que não vem a 44 anos. Já o Newcastle segue na luta pela vaga na UCL. Caso tivesse vencido teria terminado a rodada em terceiro. 

A partida em St James Park envolvia muito para os dois times. Título para o Man City e vaga na Liga dos Campeões para o Newcastle. E os dois vinham embalados de resultados conquistado durante a semana. Então, a expectativa era de um super jogo. Que não começou tão emocionante. O que é de praxe nessas decisões. Mas, aos poucos o Man City por ser superior tecnicamente foi tomando as rédeas do confronto. Já o Newcastle era concentração total na marcação.

E buscando mais o ataque o Man City passou a criar algumas oportunidades de gols. Porém, tinha um bom goleiro do outro lado. O holandês Krul. Que em alguns chutes fez boa defesa. Mas, não era tão fácil assim para os visitantes chegarem. Encontravam uma certa resistência do Newscatle. Nasri não estava fazendo uma partida tão eficiente como nos últimos jogos. Tévez e Agüero eram ótimas opções. E incomodaram bastante. 

Porém, o Newcastle começou a ter boas aparições ao ataque, após os 30 minutos. Quando após uma roubada de bola de Ben Arfa, Demba Ba arriscou uma boa finalização. Desse momento, a equipe foi bem perigosa ofensivamente. Apertando a marcação mais acima. E forçando o erro do City. Que até o goleiro Hart chegou a errar na reposição de bola. Algumas oportunidades apareceram. Mas nada de tão claro. Chance clara mesmo teve Barry, do Man City. Que o defensor Santon tirou em cima da linha.

Para a segunda etapa o Newcastle voltou bem atrás. Se preocupando primeiro em marcar, para depois sair em contragolpes. Achei que o time poderia ter sido mais ousado. Porque uma vitória também era super importante para o clube. Que viu seus rivais diretos tropeçar. Já o City seguia com a posse de bola. Mas encontrava uma barreira para furar. A história só foi começar a mudar quando Macini mexeu no time. Pondo De Jong no lugar de Nasri. Assim ele reforçou a marcação no meio e liberou Yaya Touré.

Foram preciso apenas 8 minutos para o dedo do treinador fazer efeito. Yaya Touré com um belo chute de fora da área colocou o Manchester na frente. Era tudo que o time precisava. Dzeko foi a campo na vaga de Tévez. O Newcastle também mudou. O treinador abriu o time. Colocando Ameobi e Ferguson nos lugares de Ben Arfa e Perch respectivamente. A mudança deixou o time da casa com três homens de frente. E bem exposto defensivamente. 

Esse tentativa toda de marcar o gol de empate não se preocupando com a defesa. Deu ótimos espaços para o Manchester City. Que teve bons ataques que quase saíram gols. Agüero perdeu um gol incrível. E foi assim até o final. Com o Newcastle de forma desorganizada tentando empatar o City contra-atacando. Até a hora que Yaya Touré novamente marcou. Fechando enfim a vitória. Pois foi em cima dos 45 minutos. Não havia tempo para mais nada. Uma vitória muito merecida. 


Na última rodada, o Manchester City só precisa vencer o Queens Park Rangers, em casa para ser campeão. Já o Newcastle tentará se garantir na UCL, vencendo o Everton longe de St James Park.