O Vélez Sarsfield apenas empatou jogando em casa contra o Atlético Nacional da Colômbia, em 1-1. Porém, o resultado foi suficiente para classificar os argentinos. Que venceram o primeiro jogo por 1-0. A classificação foi justa por tudo aquilo que a equipe produziu nos dois jogos. O Atlético poderia ter feito jogos melhores. Mas a demissão do treinador Santiago Escobar complicou um pouco o ambiente no clube. Com a vaga garantida para a próxima fase, o Vélez poderá enfrentar o Santos. Caso a equipe brasileira reverta a desvantagem adquirida no primeiro confronto.
O Vélez mesmo jogando em casa, não iria se arriscar muito no ataque. Até porque, a equipe não gosta de se expor. E sabendo que o Nacional de Medelín precisava de gols. Foi ai mesmo que os argentinos diminuíram os espaços atrás. Tendo duas linhas de quatro jogadores muito forte. Já o time colombiano começou indo ataque. Sem sentir a pressão da torcida adversária.
O primeiro bom momento do jogo. Foi do Atlético. Após uma cobrança de falta. Só que com o progresso da partida. O Vélez foi ajustando a marcação. Em especial no camisa 10 do time. O Macnelly Torres. Ele estando anulando dentro de campo, praticamente tirava qualquer poder de criação da equipe. E o atacante Pabón é um tanto que desesperado. Ele chuta qualquer bola. Força ele tem. Mas, nem sempre é força que resolve. Exemplo disso é uma falta perto da área. Que era só colocar ele chutou com força. Acabou ficando na barreira.
Vendo que estava bem na defesa, o Vélez passou a sair mais ao ataque. Martínez assim como na primeira partida, nesse jogo ele também estava desequilibrando. Conseguindo ótimas jogadas. E no ataque, ainda tinha Pratto. Até o intervalo, os argentinos foram bem mais superiores em campo. E na volta para o segundo tempo, a equipe seguiu em um ritmo forte. Querendo fazer logo mais um gol para aumentar a vantagem. Ele veio após ótima trama de ataque. No qual Cabral acertou a trave e no rebote Fernández marcou.
A desvantagem no placar tirou um pouco o equilíbrio dos jogadores colombianos. Que já não mostram muita responsabilidade. Até tem um bom futebol. Só que às vezes deixam a desejar. E começaram a fazer algumas faltas violentas. Principalmente Mac Torres. Que estressado com a forte marcação acabou dando um ponta pé e sendo amarelado. Mas, o time pouco tempo depois botou a cabeça no lugar e foi jogar bola. E acabou chegando ao empate. E uma bela cobrança de falta com Mosquera.
Para o Atlético se classificar era preciso apenas mais um gol. E o nervosismo mudou de lado. O treinador Ricardo Gareca fez algumas mudanças. Pedindo cautela aos seus jogadores. Chegando a ter 10 jogadores no campo de defesa. Impedindo que os visitante criassem algo de mais construtivo. E segurando bem a bola lá frente. A equipe garantiu o acesso para a quartas-de-final.
Acho que se o confronto realmente for confirmado. Com o Vélez enfrentando o Santos. Será uma bela partida de futebol. Com dois estilos totalmente diferente. Tenho pra mim que os brasileiros são favoritos. Principalmente por terem um time melhor tecnicamente. Mas, é certeza de que não será nada fácil.