O duelo brasileiro pela Libertadores entre Vasco da Gama e Corinthians, em São Januário. Foi marcado pelo ruim gramado. Que com muita chuva, ficou com bastante lama. E os times tiveram um excelente sistema de marcação. Mas, no que se trata na questão ofensiva. As equipes ficaram devendo um pouco. Tanto que o resultado foi 0-0. O Vasco por jogar em casa, tomou mais atitude. Porém, só no segundo tempo. Que ainda teve um gol anulado. No restante, não se viu muito no Rio de Janeiro.
Antes mesmo da partida iniciar, já se sabia que os times viriam cautelosos. Sem arriscar muito. O Corinthians foi a campo sem um homem de área. Isso fez grande falta a equipe. Que tinha Emerson e Jorge Henrique abertos pelas pontas. O primeiro fez um bom jogo. E auxiliou bastante na marcação. Que foi a grande disputa do jogo. Os dois times estavam muito ligados nesse fato. Tanto que sempre tinha alguém na sobra. Era difícil ver um espaço vazio.
A disputa era intensa no meio de campo. O Vasco no início pouco exigiu do arqueiro Cássio. Já Fernando Prass também não foi obrigado a fazer nenhuma grande defesa. Mas, teve que trabalhar um pouco. Principalmente nas bolas levantadas na área. Porém, não tinha ninguém para cabeçear. Os dois meias do time paulista Alex e Danilo pouco apareceram. Principalmente o primeiro. Outro nome que poderia desequilibrar o jogo e não aparecia era Diego Souza para o Vasco.
Com os cérebros das equipes anulados pela marcação e não fazendo questão de sair dela, o jogo era burocrático. Éder Luiz tentava algo pela ponta direita. Mas, a marcação corintiana impedia que ele fosse muito longe. A história começou a mudar no segundo tempo. Quando Juninho Pernambucano avançou um pouco no seu posicionamento. Ajudando na armação do time. Então, Alecsandro passou a participar mais. Tanto que teve uma ótima oportunidade. Que ele não aproveitou.
Com o avanço do time do Vasco, o Corinthians por consequência ganhou alguns espaços para contra-atacar. E nessa base, a equipe produziu uma boa jogada. Que terminou com a conclusão de Jorge Henrique. No qual, Prass fez uma importante defesa. Esse foi o lance mais agudo do time paulistano no jogo. O Vasco ainda melhor, teve um gol anulado. Que gerou uma enorme polêmica. No site da Fox Sport mostra que a Alecsandro estava um pé a frente de Emerson. Eu sinceramente não tenho certeza de nada. Se fosse o arbitro daria o gol. O Bandeirinha ficou na dúvida e levantou a bandeira.
Fonte: (Fox Sports) |
No restante do jogo, os cariocas tentavam furar o bloqueio paulista. Carlos Alberto e Felipe entraram. Mas, não mudaram muito. Foi apenas fôlego novo. Já no Corinthians saíram os dois meias. E a armação ficou a poder de Douglas que veio de banco. Que visivelmente fora de forma não produziu nada. William e Élton também foram a campo. Mas, pouco pegaram na bola. A decisão ficará mesmo para o Pacaembu.
O Vasco tem a vantagem de empatar com gols em São Paulo. Será mais uma batalha. Espero que os times joguem um pouco mais para frente. O Corinthians precisará marcar gols. Portanto, terá que sair mais. E continuar tendo solidez na defesa. Já o Vasco, tem um time muito experiente. Que é copeiro. Sabe muito bem a hora certa de decidir. E tem mais tradição na competição. Tendo inclusive jogadores campeões pelo clube, em 98. Acho que os cariocas tem mais condições de passar.