O Arsenal tem muito a agradecer o goleiro Fülöp do West Brom. Que falhou nos três gols dá vitória dos londrinos por 3-2. Foi uma verdadeira vergonha para o arqueiro que estava atuando diante do seu torcedor. Ele foi reserva na temporada inteira. Mas isso, não é desculpa. Então, com essa ajuda, o Arsenal se garantiu na fase de grupo da próxima Liga dos Campeões. Foi um feito bom para um time que começou muito mal a temporada. Mas, acho que está na hora do Arsenal voltar a brigar por títulos. Não só lutar para ir a Champions. Já o West Brom conquistou seu objetivo: se manteve na primeira divisão. E com segurança. Vendo ainda seu treinador Roy Hodson sendo escolhido para o treinar a seleção inglesa na Eurocopa.
Antes da partida começar o Arsenal sabia que vencer no estádio do West Brom é um pouco complicado. Mas, tinha um grande fator ao seu lado. Que a equipe adversária não lutava por mais nada. Apenas se despedir dignamente de seu torcedor. Então, com 4 minutos veio a primeira falha de Fülöp. Após recuada de bola ele não afastou e o israelense Benayoun aproveitou e marcou.
O filme do último jogo contra o Norwich acabou se repetindo. Os Gunners mesmo com o placar aberto cedo, não conseguiram dominar o jogo. Deixando o time da casa com enormes espaços para chegar ao ataque. Principalmente pelo meio. Aonde Song e Coquelin não marcavam ninguém. A zaga também fazia uma péssima partida. E acabou não demorando muito para o West Brom virar o jogo. Com gols de Long e Dorrans. Isso tudo, em 4 minutos. Começou o um momento de turbulência no Arsenal.
Os Gunners tinham jogadores que não fizeram uma boa temporada atuando bem. Como o caso de André Santos e Gervinho. O segundo chamava bastante o jogo pela ponta direita. Benayoun que cresceu muito nessa segunda parte da temporada, também fazia um grande jogo. Já os principais nomes do time, como Van Persie e Rosicky não estavam bem. O empate dos londrinos veio ainda no 1ª tempo. Em um chute defensável de André Santos que Fülöp aceitou. Esse foi o menos terrível dos três gols.
Já para a etapa final, o Arsenal conseguiu ajustar-se defensivamente. Não muito, mas o suficiente para não tomar mais gols bobos. E buscava a virada. Porém, o jogo era equilibrado. O West Brom estava bem no jogo. Mas, em um ataque que resultou em escanteio. Van Persie cobrou e novamente Fülöp pifiamente falhou. Ao tentar afastar a bola para frente, ela foi para trás. Sobrando para o zagueiro londrino Koscielny marcar.
O resultado era tudo que o Arsenal precisava. Mas, não pense que foi tão fácil assim leva-lo até o final. O West Brom tentava empatar novamente. A equipe passou a criar boas chances. Fortuné era o homem de frente que mais levava perigo. Com boas aparições pelo lado esquerdo. Ele sempre se dava melhor sobre defensores dos Gunners. Às vezes, Szczensy tinha que trabalhar bastante. Inclusive em um bom chute de Andrews. Se não fosse o arqueiro Fülöp, a sorte do time poderia até ter sido maior.
No fim, o Arsenal conseguiu segurar a vantagem. Com muita raça. Wenger disse que o balanço da temporada foi bom. Acho que não foi ruim, mas o Arsenal não teve nenhum momento de tranquilidade ao longo dela. E as principais vitórias do time foram por muita superação. É preciso contratar jogadores que façam os Gunners voltarem a disputar títulos. E não promessas. Talvez Podolski seja uma prova de que está mudando algo em Londres. E sem contar que renovar com Van Persei é essencial para clube. Já o West Brom com algumas boas contratações pode que sabe brigar por uma vaga na Liga Europa na próxima temporada.