segunda-feira, 14 de maio de 2012

Barcelona encerra Liga das Estrelas com empate.

Jogando fora de casa contra o Bétis. O Barcelona apenas empatou no encerramento do campeonato espanhol em 2-2. Os catalães terminaram a competição em segundo. E viram o Real Madrid ser campeão com 100 pontos e 121 gols. O barça teve 9 pontos a menos e 114 gols, sendo que 50 desses foram de Messi. Duas campanhas fantásticas. Porém, o título acabou sendo muito merecido para os merengues. Já o Bétis que esteve de volta na elite do futebol espanhol nessa temporada. Após ficar duas temporadas na segunda divisão. A equipe terminou a competição em 13ª. De bem com torcida. Apesar de alguns altos e baixos. Mas, o principal fator foi ter vencido o último derby contra o Sevilla. 

O jogo tinha muito mais cara de amistoso do que de algo que valesse três pontos. Porém, isso não tira nem um pouco a vontade de vencer do Barcelona. Que entrou em campo já tomando a iniciativa do jogo. Tocando bastante a bola. Já o Bétis logo de início até tentou encarar o adversário. Mas, viu que não era pário. Então, ficou mais atrás. Esperando na marcação. E observando o time catalão trocando passes. As jogadas mais agudas vinham de bolas em profundidades para Pedro ou Afellay.

Dessa maneira a equipe conseguiu levar perigo ao goleiro Casto. Mas, não demorou muito para o time catalão abrir o placar. E foi com Sérgio Busquest. Que marcou o seu primeiro gol no torneio. Ele se antecipou muito bem após cobrança de escanteio. A zaga do Bétis ficou vendo navios. O time da casa tentou sair para atacar. Porém, encontrava aquele dificuldade de ter a posse de bola. Quando tinha, a equipe era bastante veloz pelas pontas. Principalmente com Pozuelo e Jonantham Pereira. 

Em certos momentos, o time até adiantou a marcação. Mas, não impedia que o Barcelona chegasse com perigo. O time da casa só foi mostrar suas garras na segunda etapa. Quando voltou mais agressiva. E aproveitou que Daniel Alves cometeu uma falta totalmente desnecessária e recebeu o segundo cartão amarelo. Por consequência foi expulso. A equipe do Barcelona aparentemente não sentiu tanto a expulsão. Pois ainda tinha maior posse bola. 

Mas, mesmo Pep recompondo a defesa com a entrada do garoto Montoya no lugar de Afellay. A equipe acabou sentido. Pois em 3  minutos levou virada. Em lances que a defesa tentou fazer linha de impedimento e não se deu bem. O autor dos dois tentos foi Castro. Que no início da temporada prometeu 15 gols, e terminou com 16. Cumpriu sua palavra. O Barcelona não se afobou. Seguiu jogando seu futebol. Porém, deu confiança ao Bétis. 

Guardiola fez algumas mudanças. Mandou a campo Tello no lugar de Pedro. Ele entrou procurando jogo aberto pela ponta. Xavi acabou sendo substituído por Iniesta. Já no fim do jogo, nem uma dessas alterações e muito menos Messi empatou o jogo. E sim o volante Keita. Que igualou o placar de cabeça. A reação cessou por ai. Porque não havia tempo para mais nada. E nesse estádio, o Barcelona de Guardiola nunca venceu. Um pequeno tabu.


O Barcelona ainda tem um compromisso muito importante nessa temporada. Que é a final da Copa do Rei, no próximo dia 25. Contra o Atlhetic de Bilbao. Esse jogo sobretudo, marcará a despedida de Guardiola do comando do time. Um jogo histórico. Que você verá a análise da partida aqui!