sábado, 28 de abril de 2012

Quatro anos da "era Guardiola" que ficaram marcados para sempre.

Nessa sexta-feira chegou ao fim umas das parcerias mais brilhantes do mundo futebolístico: Barcelona e Josep Guardiola. O treinador multicampeão com Barça alegou desgaste e falta de energia para sair do comando dos catalães. Só realmente ele, sabe o seu limite. Para nós amantes do futebol é uma pena. Entretanto, foram 4 anos fantásticos. Uma geração incrível. Que ele montou e comandou. Criou um novo estilo. Uma escola Barcelona. Que tem tudo para se manter com o novo técnico. O seu ex-auxilar Tito Vilanova.

A trajetória iniciada em 2009, para substituir o então treinador Frank Rijkaard. Começou ousada. Com um Barcelona passando a jogar com o total domínio da bola e marcação sobre pressão. Desde o primeiro jogo, até o último agora contra o Chelsea. A equipe teve mais posse de bola que o adversário. Sem qualquer tipo de exagero. Os jogadores adotaram sua ideia. Tantos os que já estavam lá, como Xavi, Iniesta, Messi e Puyol. Alguns dos que foram promovidos como o caso de Busquest e Pedro. Os que foram trazidos de volta para o clube. Como Fábregas e Piqué. E sem contar os que foram contratados. Daniel Alves, Adriano, Mascherano, entre outros nomes.

Foi um time super competitivo montado por Pep. Que em 18 campeonatos, venceu 13. E como ele só sairá ao término da temporada. Terá a possibilidade de ganhar mais um troféu: o título da Copa do Rei. No qual o time joga contra o Athletic de Bilbao, dia 25 de maio.

Nessa temporada, a equipe venceu três títulos, entre eles o Mundial de Clubes. Porém, não venceu nem a Champions e ver a Liga Espanhola perdida. Mas, pra mim isso não suja nem um pouco o caminho que ele traçou no Barça. Pois Esse foi o primeiro clube que ele dirigiu profissionalmente. E ganhar tudo que ele ganhou. Inclusive 6 títulos em um único ano. Com toda a certeza ele está entre os maiores da história.

Acho que esse desgaste, falta de energia e motivação para contagiar os seus atletas. Deu-se pela pressão que é dirigir um clube que jogou esse período sempre em alto nível. Pois cada tropeço do Barça, muitos falavam que o time estava caindo. Sem contar que indiscutivelmente o melhor time do mundo. Era alvo de todos. Talvez a pressão de dentro do clube nem era tão grande quanto a dele mesmo para se manter no topo. Eu fiquei imaginando, o Sir Alex Fergunson que está a mais de 20 anos no comando do Manchester United. Como que não está a cabeça dele?

Para o seu lugar o presidente do Barcelona Sandro Rosell anúncio o ex-auxiliar de Guardiola, Tito Vilanova. Que acompanhava o treinador desde do Barça B, em 2007. Segundo Pep, é uma excelente escolha. Pois o elenco o conhece e o respeita. E ele não mudará o estilo de jogo da equipe. O que é algo que vem sendo muito preservado na entidade.

Guardiola ao lado de Tito Vilanova, o futuro treinador do Barcelona.

A prova de sua força no elenco, é que os grande nomes do time estavam lá em sua coletiva de imprensa. Para lhe dar força. Exceto Messi, que não pode ir. Mas, pelo menos para mim ficará marcado como um time sensacional. O novo treinador poderá manter o nível. Mas daqui a 50 anos, todos lembraram de o Barça de Guardiola. Que encantou. E mudou o jeito de ser ver futebol. Ele disse que não pensar em ir para outra equipe agora. Porém, irão chover propostas para ele. E daqui a 5 jogos, se encerra um ciclo histórico na página do futebol mundial. Assim como o Santos de Pelé.

Confira abaixo, a lista de título que o técnico ganhou com o Barcelona.



- 3 vezes campeão espanhol: 2008-09, 09-10, 10-11

- 3 vezes campeão da Supercopa da Espanha: 2009, 10, 11

- 2 vezes campeão da Champions League: 2008-09, 10-11
- 2 vezes campeão da Supercopa Européia: 2009, 11
- 2 vezes campeão do Mundial de Clubes da Fifa: 2009, 11
- 1 vez campeão da Copa do Rei: 2008-09