sábado, 26 de novembro de 2011

Com a vitória sobre o Schalke, Dortmund vira líder momentâneo.

O Borussia Dortmund venceu o Schalke 04 por 2-0, no que é o maior derby da Alemanha. E com a vitória, a equipe de Dortmund pula para a liderança da Bundesliga. Com o mesmo número de pontos que o Mönchengladbach. Mas fica na frente pelo  saldo de gols ser superior. E tem que torce para uma derrota do Bayern neste domingo, para permanecer na ponta. Por ser um confronto direto, o Schalke com a derrota viu os líderes abrirem uma pequena vantagem. É incrível como o campeonato está equilibrado na disputa pelo título.

Tem um ditado no futebol que é: o time que joga fora de casa, tem que segurar a pressão durante pelo menos, os 15 primeiros minutos. Então, o Schalke conseguiu segurar o ímpeto do Dortmund. Que pressionava,  tinha boas jogadas articuladas. Mas, exatemente aos 15 minutos, o Dortmund chegou ao gol. Com Lewandowski de cabeça. Depois do tento sofrido, o Schalke saiu da defesa e tentou ir para o ataque. Porém, o time tinha um grande problema. Que era a distância entre seus jogadores. Tanto os da zaga, quanto do sistema ofensivo. Raúl. era o mais lúcido dos azuis reais em campo. Já o Dortmund, era uma equipe bem compacta. Dessa forma, o time conseguia criar com mais facilidade, e também marcar as fracas investidas do adversário.


Na segunda etapa, o Schalke voltou bem melhor. Enquanto o Dortmund, estava totalmente desligado em campo. Parecia que a equipe já havia vencido o jogo. E em um derby, precisa estar atento o tempo todo. Os visitantes então, começaram a criar boas oportunidades de gols. Mas, quando não ia para fora, acabava parando na mão do goleiro Weinderfeller. Porém, aos poucos, o Borussia foi retomando o futebol do 1ª tempo. Deixando a partida emocionante. Nesse momento, começou a brilhar a estrela de Mario Götze. A jóia alemã que já havia decido o clássico contra o Bayern. Neste sábado não fez o gol da vitória. Mas foi importantíssimo na construção da jogada. Que o brasileiro Santana ampliou a vantagem do Dortmund. Com 2 a 0 no placar, o time da casa ficou muito mais seguro. Já o Schalke, não levava tanto perigo,
 quanto no início do 2ª tempo. A equipe ia ao ataque, mas ficava vendida na defesa. O Dortmund soube explorar bem os contra-ataques, mas acabou parando no goleiro Lars Unnerstall. Que evitou uma derrota pior para o Schalke 04.

Agora o Dortmund terá outro confronto direto pela ponta da tabela, semana que vem, contra o Borussia Mönchengladbach. Já o Schalke 04 tentar se reabilitar contra o Augsburg.