Na partida de ida, em Seattle, o Sounders venceu por 2-1 e levou uma vantagem para o Texas. Com um time mais lento e envelhecido do que o Dallas, o Seattle teve que armar uma retranca ferrenha e tentar segurar ao máximo o adversário.
Essa estratégia deu certo quase o tempo inteiro. O Dallas não conseguiu jogar e encontrou poucos espaços nas compactas linhas de quatro jogadores do Sounders. Quando teve oportunidades claras, o goleiro Frei se destacou e evitou os gols. Mas, a história da partida começou a mudar faltando dez minutos para o fim. Aos 84, Akindele, que tinha acabado de entrar na partida, fez 1 a 0 para o Dallas. Aos 90, Marshall empatou para o Seattle - resultado que voltava a classificar a equipe. Porém, no minuto seguinte, Zimmerman deu a vitória ao time do Texas.
Como o Dallas devolveu o placar da primeira partida, a decisão da vaga se encaminhou para prorrogação. O Seattle não conseguiu passar do meio de campo. Oba Oba Martins e Dempsey fizeram partidas fracas. No FCD, a esperança estava nos pés de Díaz, Castillo e Akindele - que entrou muito bem. Entretanto, o placar seguiu o mesmo e a disputa foi parar nas cobranças de pênaltis.
>> Quem tem a maior torcida da MLS no Brasil? Vote!
Frei, que fez 120 minutos brilhantes, foi ofuscado pelo jovem goleiro mexicano, de 20 anos, que defendeu duas cobranças. Uma de Ivanschitz e outra de Barret. Nos arremates, o Dallas foi perfeito, converteu as quatro cobranças e garantiu o triunfo por 4-2.
Com a vaga garantida na decisão do Oeste, a franquia volta a disputar a final da Conferência após cinco temporadas. Na última vez, venceu e chegou à MLS Cup, mas acabou sendo derrotado pelo Colorado Rapids. O adversário desta oportunidade será o Portland Timbers e a disputa inicia a partir do dia 22 de novembro, em Oregon, e a volta no dia 28, no Texas.
Confira os melhores momentos: