domingo, 15 de junho de 2014

Em jogo histórico para o futebol, França estreia na Copa com vitória tranquila diante de Honduras

Na tarde deste domingo (15), a França venceu com sobras a seleção de Honduras por 3-0, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Grupo E da Copa do Mundo. O que mais chamou atenção para o confronto foi no segundo gol francês, que pela primeira vez na história do futebol foi decidido pela tecnologia. Já que teve que ser usado o recurso tecnológico que fica nas balizas para dizer se a bola entrou ou não. 

O destaque do confronto foi o atacante Benzema, que marcou os três gols da seleção francesa e se tornou até o momento, o artilheiro do Mundial. 


Pressão da França e gol próximo ao intervalo

Até aos 10 minutos iniciais de jogo, a partida foi bem equilibrada e os franceses estavam com dificuldades para impor seu estilo de jogo - por serem melhores tecnicamente. Já Honduras conseguia fazer um jogo pegado, com uma forte marcação e explorando os contra-ataques. 

A partir de então, o jogo foi se soltando para a França e as oportunidades começaram a aparecer. O meio-campista Valbuena tinha muita liberdade para jogar e se movimentava bastante. Com isso, a equipe passou a criar e colocou duas vezes a bola no travessão do goleiro Valladares.

A seleção hondurenha estava perdida dentro de campo, pois não conseguia se defender e muito menos atacar. A França de tanto pressionar, chegou ao primeiro de pênalti. No lance, Palacios, que já havia recebido cartão amarelo por um entreveiro com Pogba, deu um tronco nas costas do mesmo jogador dentro da área. Além do árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci marcar a penalidade, também expulsou o jogador. Na cobrança Benzema fez 1 a 0.

França confirma vitória e lance entra para a história do futebol

Logo aos três minutos do segundo tempo, o lance que entrou para a história das Copas e do futebol mundial: o primeiro gol que foi confirmado graças a tecnologia. O atacante Benzema recebeu um lançamento e bateu de primeira, a bola acertou à trave e na volta, o arqueiro Valladares acabou ele mesmo empurrando-a para dentro do gol, mas em seguida afastou. Porém, o dispositivo que fica nas balizas identificou o gol e Sandro Meira Ricci confirmou o 2 a 0. 
Houve no estádio vaias e reclamações dos jogadores e comissão técnica de Honduras. A França sem ter nada a ver com isso seguiu jogando para cima e controlando com total tranquilidade o duelo. 

Honduras que era visivelmente inferior tecnicamente e ainda tinha um atleta a menos, esperava o tempo passar e se defendia para não sofrer mais gols. Entretanto, aos 72 minutos, após um escanteio a bola sobrou nos pés de Benzema que fez o terceiro gol dele na partida e fechou a conta para os franceses. No restante final do duelo, a equipe apenas administrou o resultado e esteve próximo do quarto gol. 

Na segunda rodada do Grupo E, a França enfrenta a Suíça na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador. Já Honduras mede forças com o Equador, na Arena da Baixada, em Curitiba.