Na 13ª aparição em final de Conferência da MLS, o Los Angeles Galaxy recebeu o Seattle Sounders, no Stubhub Center, na Califórnia, neste domingo (23), pela final do Oeste. Nos últimos anos, esse confronto vem aflorando cada vez mais a rivalidade. Os Sounders tiveram excelentes oportunidades, mas pararam no goleiro Penedo, que fez ao menos três defesas importantes. Na frente, o brasileiro Marcelo Sarvas garantiu a vitória por 1-0 do LA e a vantagem para o jogo da volta.
Partida acirrada e Penedo opera milagre
O duelo na Califórnia começou bastante tenso. As duas equipes sabiam da importância do resultado e não queriam começar o jogo se expondo de forma demasiada. Los Angeles trocava passe a administrava mais a posse de bola, entretanto em jogadas rápidas, o Seattle conseguia atacar e chegar com perigo.
Em uma trama ofensiva dos Sounders, Oba Oba Martins finalizou, Penedo fez uma excelente defesa, e no rebote, Dempsey chutou e novamente o arqueiro do Galaxy apareceu como um gigante em baixo das traves para evitar o gol dos visitantes. LA não ficou para atrás, também atacou e por pouco não chegou ao gol. As melhores oportunidades terminavam sempre com a conclusão do irlandês Keane.
Confronto segue equilibrado, mas brasileiro decide
Para a etapa complementar, o embate entre as duas melhores equipes da Conferência Oeste na temporada 2014 seguiu equilibrado. A estratégia de LA era controlar a bola e tentar furar a forte marcação imposta pelo Seattle, que por sua vez, buscava explorar os contra-ataques com Martins e Dempsey.
Ainda no começo, aos 52 minutos, Marcelo Sarvas finalizou, a bola desviou no zagueiro, enganou o arqueiro do Seattle e foi morrer no fundo do gol. Com 1 a 0 no placar, o Galaxy teve maior segurança e tranquilidade para administrar a partida. De fato, isso aconteceu. Os Sounders perderam bastante a força ofensiva e não atacavam como na etapa anterior. Entretanto, em uma boa jogada de Martins, Dempsey saiu cara a cara com Penedo, mas mais uma vez o goleiro levou a melhor e se tornou peça-chave no triunfo da franquia da Californiana.
Na próxima semana, no CenturyLink Field, o LA joga por um empate, enquanto o Seattle precisa de pelo menos uma vitória por 1 a 0, para levar a decisão da vaga para os pênaltis.
Confira os melhores momentos da vitória do LA por 1 a 0: