quarta-feira, 18 de junho de 2014

Na estreia de Mandzukic, Croácia goleia Camarões e permanece viva no Grupo do Brasil

No terceiro jogo nesta quarta-feira (18), pela segunda rodada do Grupo A da Copa Mundo, a Croácia enfrentou Camarões, na Arena Amazônia, em Manaus. O jogo marcou a estreia do atacante Mandzukic, na seleção croata e ele foi autor de dois gols na goleada por 4-0. Os outros foram marcados por Olic e Perisic. Com mais essa derrota, os africanos estão eliminados do Mundial. 

A vitória dos europeus foi importante para recuperar a derrota na estreia, para o Brasil. Com isso, a Croácia chegou aos 3 pontos, enquanto o México - rival na última rodada - aparece na segunda posição com quatro pontos. Vai pegar fogo!

Camarões inicia melhor, mas Croácia larga na frente

Assim que a bola rolou no norte do Brasil, a seleção camaronesa iniciou a partida melhor em campo e indo com tudo para o ataque, quase numa questão de vida ou morte. Mas, apesar de ter mais posse de bola e vontade, não criava as devidas oportunidades para chegar ao gol. 

Por outro lado, a Croácia adotava a cautela como a principal tática. Os jogadores assim como na partida contra o Brasil ficavam esperando o momento certo para atacar. Aos 11 minutos, na primeira chegada ao ataque, Olic recebeu bom passes após triangulação e fez 1 a 0 para os croatas. 

Camarões sentiu o baque e perdeu o ímpeto ofensivo. Ainda mais, por não ter Samuel Eto'o no comando de ataque, devido a um desconforto na coxa. A Croácia foi administrando o jogo e controlando mais a bola, fazendo o confronto ficar ao seu estilo. 

Croácia aproveita espaços e torna o jogo goleada

No segundo tempo, o jogo ficou mais fácil para a seleção europeia, já que a camaronesa se lançou ao ataque, sem nenhum esquema tático e com total desordem defensiva. Com três minutos, Perisic entrou com liberdade e fez 2 a 0. 

Vendo a eliminação se aproximando, os jogadores africanos se lançaram ainda mais, porém não tinham objetividade. A Croácia liderada por Modric e Rakitic no meio de campo, só tinha o trabalho de trocar passes e esperar o momento certo para fazer mais gols. 

Aos 61, Mandzukic, que não jogou na estreia com o Brasil devido a uma suspensão, fez seu primeiro gol em Copas do Mundo. Não demorou muito para o atacante chegar ao segundo, cerca de 12 minutos depois, voltou a marcar e finalizou a goleada Croata. 
Na terceira rodada do Grupo A, a Croácia enfrenta o México, em confronto direito pela vaga, na Arena Pernambuco. Já eliminado, Camarões cumpre a tabela no Mané Garrincha, em Brasília, contra a Seleção Brasileira.