domingo, 6 de dezembro de 2015

[PLAYOFFS] É hoje! Columbus Crew e Portland Timbers decidem a batalha final da MLS Cup 2015

Chegou o grande dia! Neste domingo (6) será conhecido o vencedor da MLS Cup Final 2015, a 20ª edição da competição. A batalha final será entre Columbus Crew e Portland Timbers, no Mapfre Stadium, casa do Crew, em Ohio, às 19h, horário de Brasília. A decisão será em jogo único e na casa da equipe que teve a melhor campanha durante a temporada regular. 

Em preparação para esse grande confronto, o Rédua Esporte mostra tudo sobre as duas equipes que fazem uma decisão surpreendente, mas que promete ser histórica. No único jogo das duas franquias na temporada, o Portland venceu por 2-1, no palco desta final, em jogo que foi válido pela semana 30.

>> Columbus Crew 

O campeão de 2008 tenta conquistar o bicampeonato em 2015. O Crew jogará com o apoio do torcedor, que esgotou os ingressos menos de 24 horas após a confirmação da vaga à final e promete uma incrível festa. A equipe foi muito consistente durante toda a temporada regular e sempre se manteve entre os primeiros da Conferência Leste. 

O Columbus terminou a temporada regular em segundo lugar e conquistou o direito de entrar somente nas semifinais de Conferência. Em 34 partidas, foram 15 vitórias, 11 derrotas e oito empates, um total de 53 pontos. A equipe teve no geral o segundo melhor ataque da competição, com 58 gols, e a sexta pior defesa da Liga, com 53 tentos sofridos. 

Na pós-temporada, o Crew fez o papel de casa e perdeu fora. Na primeira batalha com o Montréal Impact, o time perdeu por 2 a 1 no Canadá. Na volta, uma vitória pelo mesmo placar, que levou o confronto a prorrogação e Kamara decidiu fechando o jogo em 3 a 1. Na final do Leste, uma vitória sobre o New York Red Bulls por 2 a 0 e uma derrota por 1 a 0 na Red Bull Arena, que não tirou o título do Leste. 

Dois nomes podem ajudar a decidir o confronto para o Crew: o meia Higuaín e o atacante Kei Kamara, artilheiro da Liga ao lado de Giovinco - 22 gols - e autor de mais três gols nos Playoffs. O atacante pode ser peça-chave para o Columbus levantar pela segunda vez a taça de campeão e ele promete se doar.
Kei Kamara
- Quando voltei da Inglaterra, meu foco era para ser o artilheiro MLS, MVP e chegar à final. Mas agora que eu estou no final, meu foco é ser o artilheiro do último MVP e o campeão final - disse o atacante que perdeu o prêmio de MVP da temporada para Giovinco, mas pode vencer o de jogador mais valioso das finais. 

>> Portland Timbers

Essa é a primeira decisão do Portland na história da MLS. Em 2013 a equipe chegou à final do Oeste, mas acabou sendo derrotada pelo Real Salt Lake no placar agregado de (5-3). Em 2014, o Timbers ser quer chegou aos Playoffs, mas nesta temporada, o time oscilou durante a fase de classificação, ficou ameaçado de ir ao mata-mata, contudo se estabilizou na reta final e conseguiu a classificação sem sustos.

Na terceira posição da Conferência, a campanha este ano em 34 jogos foram de 15 vitórias, 11 empates e oito derrotas, uma soma de 53 pontos - campanha idêntica a do Crew. Ofensivamente o Portland não foi tão bem, a equipe teve o quarto pior ataque da MLS no geral, com 41 gols. Mas, em compensação, teve a quarta melhor defesa, com 39 gols sofrido apenas.

>> VEJA +
>> [PESQUISA] Com a ajuda de Kaká, Orlando City é o time preferido do torcedor brasileiro com 31,9% dos votos
>> [PLAYOFFS] Portland Timbers arranca empate do FC Dallas e conquista pela primeira vez o título da Conferência Oeste
>> [PLAYOFFS] New York Red Bulls marca no fim, mas título do Leste e vaga à MLS Cup ficam com o Columbus Crew

Por ter ficado em terceiro lugar, a equipe teve que jogar a primeira rodada da pós-temporada, que foi um único jogo contra o Sporting Kansas City, em casa. O jogo foi super disputado e decidido nos pênaltis, após empate em 2-2. O Timbers levou a melhor por 6-5 e enfrentou o Vancouver Whitecaps na semifinal do Oeste. Um empate em 0-0, em casa, e uma vitória por 2-0, fora, deram a vaga à decisão. Na final da Conferência contra o FC Dallas, um triunfo por 3-1, em casa, e um empate em 2-2, no Texas, garantiram o título da Conferência. 

Assim como o Columbus, dois nomes também chamam muito atenção e são a esperança do torcedor do Portland para esta decisão: o meia Diego Valéri e o atacante Fanendo Adi. O meia argentino é um dos maiores ídolos da história do Timbers e sofreu muito com lesões em 2014, contudo, comenta que mesmo fora de casa, o Portland não vai se intimidar e destaca o ótimo retrospecto nos Playoffs
Diego Váleri
Jogar fora de casa nos motiva. Fomos muito bem quando jogamos longe de casa, e eu acho que podemos ganhar e celebrar com os torcedores que vêm e, em seguida, trazer a taça para casa, seria um presente para todos - disse Valéri, o maestro do meio de campo do Portland. 

>> Escalações

COLUMBUS CREW SC (4-2-3-1)
Steve Clark; Harrison Afful, Michael Parkhurst, Gastón Sauro, Waylon Francis; Wil Trapp, Tony Tchani; Ehtan Finlay, Federico Higuaín, Justin Meram; Kei Kamara.

PORTLAND TIMBERS (4-3-3)
Adam Larsen Kwarasey; Alvas Powell, Nat Borchers, Liam Ridgewell, Jorge Villafaña; Diego Chará, Darlington Nagbe, Diego Valeri; Dairon Asprilla, Fanendo Adi, Rodney Wallace.