domingo, 22 de junho de 2014

Bélgica garante vitória no final, em jogo truncando e desgastante contra a Rússia

Abrindo o domingo (22) da Copa do Mundo, Rússia e Bélgica duelaram no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo Grupo H. Os jogadores das duas seleções sofreram bastante com o calor e o desgaste físico, tanto que o gol da apertada vitória belga saiu já nos minutos finais. O resultado de 1-0 garantiu a Bélgica na próxima fase do Mundial. 


Apesar da derrota, a Rússia ainda não está eliminada da Copa, mas precisará vencer a Argélia no último jogo. E ainda terá que ter uma combinação de resultados. Ou seja, complicou!

Partida truncada e sem muitas oportunidades


O confronto no palco da final do Mundial era previsto que seria amarrado, pois são duas seleções fortes. A Bélgica tinha o favoritismo pela capacidade de alguns jogadores de decidir, como o camisa 10 Hazard, porém pouco se viu no primeiro tempo. 

A Bélgica tinha mais posse de bola, rondava a área russa, só que tinha problemas na hora de acertar o passe para deixar o companheiro de cara. Faltava criatividade no meio de campo, pois os responsáveis por isso estavam sumido da partida. 

Já a Rússia marcava muito forte e como é característico do futebol russo demonstrava uma muita força física. Apesar do calor que fazia na cidade carioca, bloquearam os belgas e ainda foram mais perigosos, exigindo uma boa defesa do goleiro Cortouis.

Cansaço atinge os jogadores e Hazard brilha em campo

Para a etapa complementar o jogo continuou muito preso, principalmente no meio de campo. A Bélgica não conseguia ser criativa, e com isso, tinha muita dificuldade para incomodar. Hazard permanecia sumido da partida e jogadores como Witsel e Fellaini também não ajudavam na criação. O atacante Lukaku pouco incomodou e acabou sendo substituído, dando lugar a Origi. 

A Rússia explorava as jogadas pela ponta do campo, sempre levantando bolas na área ou arriscando chutes de fora da área. Mas, nada que assustasse Cortouis. Conforme o tempo foi passando, a partida que já não tinha um nível técnico dos melhores, foi caindo ainda mais e o cansaço era nítido no semblante dos jogadores. Inclusive, com alguns tendo que ser substituído por causa de câimbras.

Nos dez minutos finais, Hazard - que até então estava sumido jogo - resolveu chamar a responsabilidade e produzir bons lances. Um dos principais fatores foi a afrouxada na marcação que vinha sofrendo, com espaço, usou bastante das jogadas individuais e dessa maneira deu a assistência para Origi fazer o gol da partida. Antes disso, já havia acertado a bola na trave numa cobrança de falta. 
Na terceira rodada do Grupo H, a Bélgica enfrenta a Coréia do Sul, na Arena Corinthians, em São Paulo. Enquanto a Rússia pega a Argélia, na Arena da Baixada, em Curitiba. Os dos confrontos ocorrem às 17h, na próxima quinta-feira (26).