Na noite deste domingo (22), na Arena Amazônia, em Manaus, aconteceu mais um jogo espetacular da Copa do Mundo. A seleção de Portugal, do melhor do Mundo Cristiano Ronaldo saiu na frente, mas permitiu a virada para os Estados Unidos. Na reta final, o craque deu uma bonita assistência para Varela empatar o jogo em 2-2 e evitar a eliminação portuguesa. Porém, a situação lusitana é crítica no Grupo G.
Na última rodada, o US Team precisa apenas de um empate com a Alemanha para se garantir na próxima fase. Enquanto Portugal tem que golear Gana e torcer para os alemãs vencerem o duelo.
Portugal sai na frente, mas Estados Unidos é mais perigoso
Assim que a bola rolou, Portugal estava mostrando muita vontade para apagar a péssima atuação contra a Alemanha, na estreia. Cristiano Ronaldo queria participar do jogo e se movimentava bastante. Logo aos cinco minutos, o zagueiro americano Cameron falhou e Nani livre dentro da área abriu o placar.
Inicialmente o gol abalou o psicológico dos jogadores dos Estados Unidos, e Portugal foi para cima, mas não exerceu a pressão suficiente para aumentar. Aos poucos, US Team foi se soltando no jogo e começou a incomodar. Os principais lances eram em chutes de fora de área, com Bradley e Dempsey, principalmente. Quando não exigia uma boa defesa de Beto, as finalizações passavam próximo ao gol.
Essa melhora dos estadunidense na partida se deve pelo domínio no meio de campo, Portugal não conseguia sair da armadilha montada. As jogadas eram sempre direcionadas a Cristiano Ronaldo, que sofria uma boa marcação. Porém, em alguns momentos conseguiu acertar passes precisos para os companheiros. O melhor deles encontrou os pés de Nani, que parou em Howard. Os portugueses tiveram ainda mais duas boas chances, que o goleiro defendeu.
US vira, mas Portugal conquista empate no fim
Para a etapa final, o jogo ganhou ainda mais em emoção e importância para as seleções. Os Estados Unidos seguiram controlando o meio de campo e buscando alternativas para chegar ao gol. As jogadas de bola levantada na área também passou a ser utilizada. A pressão se intensificou e aos 64 minutos, Jones acertou um chutaço de fora área, indefensável para Beto.
Com o empate sofrido, Portugal foi obrigado a se jogar mais ao ataque para recuperar a liderança no placar. Mas, encontrava um sistema defensivo bem armado. Com isso, tinham dificuldades para realizarem boas conclusões ao gol. Ronaldo não estava com o pé muito calibrado, pois nas oportunidade que teve, o chute passou longe do alvo.
Se encaminhando para a reta final, aos 81, Dempsey ao melhor estilo Renato Gaúcho, fez de barriga o gol da virada dos Estados Unidos, e que garantia a vaga para próxima fase. Entretanto, Portugal que com aquele resultado seria eliminado do torneio, não se entregou e lutou até o fim. Num lance preciso, Ronaldo acertou um belo cruzamento na cabeça de Varela, que empatou o jogo já nos acréscimos. Sem tempo para mais nada!
Na terceira rodada do Grupo G, Portugal tem Gana pela frente, no Mané Garrincha, em Brasília. Enquanto os Estados Unidos pega a Alemanha, na Arena Pernambuco. Os confrontos ocorrem na próxima quinta-feira (26), 13h.