Na partida de volta entre Guarani e Universidad de Chile disputada no Paraguai, os chilenos venceram por 3-2 de virada, alcançando a vaga na próxima fase da Copa Libertadores. Onde entraram no Grupo 5, que tem o Cruzeiro, Real Garcilaso e o Defensor.
A partida disputada no Defensores Del Chaco, na capital paraguaia, foi bem aberta, porque mesmo detentora da vantagem, a La 'U' não gosta de jogar defensivamente. Pelo contrário, tem sua filosofia de futebol para frente. Por isso, o Guarani que precisava vencer, foi para cima e nos contragolpes os chinelos também levavam perigo.
O início foi bem aberto, mas aos poucos as chances de gols começaram a cessar, então, a partida ficou bem equilibrada, principalmente no meio de campo. Então, já se aproximando do fim do primeiro tempo, Mendoza fez uma boa jogada, onde ganhou aos trancos e barrancos e de cabeça, Fernández fez 1 a 0.
Com a vantagem no placar, que levaria ao menos o jogo para a disputa de pênalti, o Guarani deveria voltar para o segundo tempo pressionando da mesma forma e aproveitar o bom momento. Mas, não foi isso que aconteceu, preferiram adotar a cautela e a La 'U' foi para cima, encurralando os paraguaios em seu campo de defesa.
Então, logo aos 7 minutos, Fernández empatou a peleja para a Universidad. O jogo voltou a ficar extremamente aberto, pois naquele momento, o Guarani precisaria de ao menos mais dois gols. Aproveitando uma falha do arqueiro Marín, que saiu completamente errado, Benitez fez 2 a 1 para o Guarani.
Ali, precisaria de apenas mais um gol para os paraguaios alcançarem a classificação, mas tudo tudo começou a dar errado, quando a La 'U' voltou a aparecer bem no ataque, melhor ainda nas jogadas de contragolpe, principalmente arquitetados por Mora, Rúbio e Fernández. Com isso, aos 30, Díaz empatou a cancha.
O Guarani foi para o tudo ou nada, precisava em 15 minutos fazer dois gols, oportunidades foram criadas, porém não foram aproveitadas. Então, já nos acréscimos Rúbio fez o gol da virada da La 'U', que confirmou com excelência a vaga na próxima fase da Copa Libertadores.
Foi um confronto muito mais equilibrado do que muitos imaginavam. A La 'U' no geral foi mais time e soube usar a qualidade técnica. Porém, deixou bem claro a fragilidade defensiva, que o Guarani não soube utilizar da melhor maneira.