terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Roma vence Juventus com golaço de Gervinho, e se classifica para semifinal da Copa Itália.

No início do mês de Janeiro, a Juventus venceu a Roma por 3-0 no confronto válido pelo Campeonato Italiano. A 'vingança' dos romanos aconteceu nessa terça-feira (21), no simples triunfo por 1-0, com um golaço de Gervinho, que levou o time da capital a semifinal da Copa Itália. Lembrando que o sistema de disputa é de um jogo só.

O encontro aconteceu no Estádio Olímpico, em Roma. Como atuava longe de seus domínios e contando com um time mesclado, a Juventus preferiu ficar mais cautelosa com a defesa, buscando congestionar ao máximo o meio de campo, armada no seu tradicional 3-5-2.

Por outro lado, os romanos gostam de atuar nos contragolpes, mas como a Juve não sairia para ceder esse espaço, o jeito era criar jogadas em velocidades pelos flancos. E foi através disso, que o time chegou com maior perigo, sempre usando a ponta direita, com Florenzi, Naingollan e Maicon. Esse foi o setor onde surgiram as melhores oportunidades, mas de concreto, com goleiro Stoari não fez nenhuma boa defesa.

Quando o relógio foi se aproximando dos 30 minutos do primeiro tempo, a Juventus começou a se soltar um pouco. Liderados por Pirlo, que buscava sempre aparecer para dar opção na saída de jogo e tentando achar um dos atacantes. Na frente, quem mais estava se movimentando era Giovinco. Dois jogadores que poderiam ter rendidos mais, foi o Vidal e o Marchisio.

Para a volta do segundo tempo, a Juve estava com tudo, logo no primeiro minuto, o zagueiro Peluso teve um gol anulado. Pelo fato de a bola ter feito a curva pelo lado de fora do campo.

Foi apenas uma mera impressão de que os visitantes saíram mais para o cotejo, por toda via, preferiram se resguardar novamente, tentando explorar o erro do oponente para chegar ao gol. 

Porém, a Roma estava disposta a vencer. O marfinense Gervinho começou a se movimentar bastante dentro de campo, saindo da ponta esquerda e caindo também pela direita, buscando sempre infiltrar na defesa da Velha Senhora.

As alterações de Rudi Garcia, treinador da Roma, também foram importante no resultado final. Pois ele colocou Pjanic no jogo, que roubou a bola no meio de campo e começou a jogada do gol. No qual, lançou em profundidade Strootman, que cruzou para Gervinho, que após um malabarismo fez 1 a 0.

A desvantagem no marcador obrigou a Juve a ter que sair para o jogo, e foi a vez de a Roma ter o tão sonhado contra-ataque, que não foi aproveitado. Se não, o placar poderia ter sido mais elástico.

O malabarismo para Gervinho fazer o gol dá vitória da Roma. (Fonte: Gazzeta Dello Sport)
Na próxima fase - semifinal -, é a Roma poderá ter pela frente seu arquirrival Lázio - e os dois clubes decidiram a última edição, ficando o título para a Lázio -, ou então, o Napoli. Ou seja, facilidade não terá nem de um lado, nem do outro. E quem quer ser campeão, ter que vencer qualquer adversário.