terça-feira, 7 de janeiro de 2014

[Playoffs] Os Chiefs chegaram perto, mas os Colts conquistaram uma virada épica.

A partida de Wild Card que inaugurou os Playoffs da NFL foi simplesmente espetacular, isso porque os Colts, que jogavam dentro de sua casa, o Lucas Oil Stadium, reverteram uma diferença de 28 pontos no placar. Os Chiefs estiveram muito perto de garantirem a vaga na semifinal da Conferência Americana, mas não foi dessa vez que a surpresa da temporada alçou vôos mais longos.

(11-5) Kansas City Chiefs 44 @ 45 Indianapolis Colts (11-5)

No sábado (04), o confronto entre Colts e Chiefs em Indiana, foi para muitos um dos maiores jogos da história da NFL. Não atoa, pois as duas equipes tiveram empenho máximo e o confronto só foi ser decidido no último instante basicamente. A vitória de Indianapolis era idealizada previamente, mas se tornou surpreendente com o andamento da partida.

O jogo no Lucas Oil começou com os ataques se sobrepondo as defesas, no qual, estavam num ritmo inferior. E com isso, logo na primeira campanha de cada franquia, foi anotada um TD. Mas, com o decorrer do primeiro tempo, Alex Smith, Quarterback dos Chiefs estava com uma bela exibição. Mesmo com a perda de seu RB principal, o Jammal Charles, que saiu lesionado ainda no 1º período.

Sem o Running Back, Kansas perdia metade de seu ataque. Porém na pratica não foi isso exatamente o que aconteceu. Smith passou a usar passes rápidos, para evitar a pressão da Linha Defensiva dos Colts e, também, contou com a boa participação do RB Knile Davis, que foi uma surpresa agradável no ataque.

Além desse ótimo momento do Kansas City, era possível notar uma defesa dos Colts desatenta - com uma secundária muito vulnerável -, e um ataque que passou a não produzir mais. E o principal fator negativo foram os turnovers, 4 ao longo do jogo, sendo 3 interceptações de Andrew Luck e um fumble de Richardson.

Ainda nos primeiros dois períodos, aproveitando o domínio sobre o oponente, os Chiefs fecharam o 1º tempo vencendo por 31 a 10. Com Alex Smith achando ótimos alvos, como o WD Dwayne Bowe e o também WD Donnie Avery. O primeiro recebeu para mais de 150 jardas e anotou um TD.

No início do terceiro período, Luck cometeu uma de suas interceptações citadas mais acima, e os Chiefs capitalizaram isso em ponto e o jogo foi para 38 a 10. Alguns já diziam que a "vaquinha" de Indianapolis estava deitada. Mas não estava!

Se aproximando da metade do terceiro período, o QB Adrew Luck passou a comandar o ataque dos Colts com frieza. E a defesa aos poucos foi pegando a intensidade do ataque, e parando de ceder jardas, além é claro, de pressionar e atrapalhar Alex Smith.

Alguns alvos foram importantíssimos para Luck, como o WD T.Y Hilton que anotou dois TD e somou 224 jardas, e o WD LaVon Brazill que não entrou na End Zone, mas foi figura importante em recepções para conquistas de first-downs. No jogo corrido, o RB Trent Richardson após sofrer fumble, não voltou mais para o jogo. Então, esse papel ficou nas mãos de Donald Brown, que não vacilou e inclusive anotou o seu TD. 

Na minha concepção, o lance mais emblemático da virada dos Colts - a segunda maior da história da NFL -, foi o Touchdown anotado pelo próprio QB, no qual Luck entregou a bola ao Brown, que sofreu fumble, a bola bateu no capacete de um jogador e sobrou novamente nas mãos de Luck. O camisa 12 só teve o trabalho para voar para a End Zone. Esse TD levou o jogo para 41 a 38, aproximando Indianapolis da liderança no placar.

A virada realmente só veio a 4 minutos e 21 segundos do fim, quando Luck acertou um passe para T.Y Hilton, que anotou o TD magistral dá vitória de 64 jardas. Fantástico! 

Pelo que cresceu na partida, os Colts mereceram a passagem para a próxima fase. Mas, os Chiefs pelo que jogaram não mereciam perder. Mas, faltou concentração na defesa, que permitiu 5 TDs no segundo tempo. Muitos pontos para quem quer vencer na pós-temporada. 

Voo de Andrew Luck para o Touchdown histórico.

Semana que vem, na semifinal da AFC, os Colts enfrentam os Patriots, no Gillete Stadium.

Destaques da partida:
Kansas City Chiefs:
Passe: A. Smith = 30/46, 378 jardas, 4 TDs.
Corrida: K. Davis = 18 carregadas, 67 jardas, 1 TD.
Recepção: D, Bowe = 8 recepções, 150 jardas, 1 TD.

Indianapolis Colts:
Passe: A. Luck = 29/45, 443 jardas, 4 TDs, 3 INTs.
Corrida: D. Brown = 11 carregadas, 55 jardas, 1 TD.
Recepção: T. Hilton = 13 recepções, 224 jardas e 2 TDs.