Após se machucar durante a semana em um jogo da Copa do Rei, Neymar será nas próximas três semanas figura ausente nos jogos do Barcelona. E nesse primeiro confronto sem o brasileiro, válido pela 20ª rodada, os catalãs apenas empataram com o Levante, em 1-1, na casa do rival. O Barça chegou a 51 pontos, mesma pontuação do Atlético de Madrid e o Real, se encontra com 50. Pegando fogo a La Liga!
O confronto no Estádio Ciudad de Valencia foi bem agitado, em especial, no primeiro tempo. Pelo simples fato da audácia do Levante, que mesmo enfrentando um rival bem superior tecnicamente, não teve medo de ir para o ataque.
Os donos da casa estavam armados no 3-5-2, e com isso, conseguiram congestionar o meio de campo - parte do campo onde o Barcelona de Martino mais atua -, então bloquearam as investidas do rival, e ainda chegavam com perigo. As jogadas eram sempre desenvolvidas em lances de passes longos, que tentava pegar a defesa catalã de surpresa.
Mas o gol de abertura acabou vindo de um lance, em que entra ano e saí ano, o Barcelona sofre com isso: as jogadas áreas. Foi exatamente dessa maneira, que o zagueiro Vyntra, fez 1 a 0 para o Levante, aos 10 da etapa inicial.
Mesmo com os problemas impostos pelo rival, o Barcelona já havia criado chances claras, e não demorou muito para empatar o confronto, que também veio de um gol de zagueiro, o camisa 3 Pique. E daí em diante, o Barça ganhou mais terreno na partida, em contraponto, também sofreu com os ataques velozes do Levante, que quase terminaram em gol.
Na segunda etapa, a posse de bola do Barça aumentou 10%, de 58 para 68. O grande problema era o que o time seguia centralizando demais as jogadas, Messi buscava a bola e procurava cair pelo setor esquerdo, e também, utilizava de tabelas para penetrar na rígida defesa. O argentino foi quem teve as melhores chances.
O técnico do Barcelona, Gerardo Martino, fez algumas mudanças precipitadas. Como trocar Fábregas e Pedro, por Sergi Roberto e Dongou respectivamente. São dois jogadores jovens, que não conseguiram executar com qualidade a proposta do treinador.
O Levante tentava a sorte nas jogadas de contra-ataque, onde era mais perigoso. Entretanto, o time que esteve mais perto de vencer foi o Barcelona, apesar de toda a previsibilidade da forma de jogar.
Lembrando que essas duas equipes se enfrentaram na primeira rodada, e o resultado, foi de 7 a 0 para o time da Catalunha, no Camp Nou. Desde então, deu para ver a melhora na defesa do Levante.
Messi foi o principal nome do empate do Barcelona. (Fonte: uefa.com) |
Na 21ª rodada, o Barcelona recebe o Málaga, em casa. E o Levante enfrenta o Sevilla, no estádio do rival.