A final da Conferência Americana foi marcada por um duelo épico entre: Payton Manning vs Tom Brady, o décimo quinto capítulo dessa rivalidade histórica. Diferente da Temporada regular em que os Patriots de Brady levaram a melhor, dessa vez em Denver, Manning conduziu os Broncos ao Super Bowl.
(12-4) New England Patriots 16 @ 26 Denver Broncos (13-3)
Por ter realizado a melhor campanha da AFC, Denver teve o privilégio de decidir a final da Conferência em seu estádio, que estava lotado. Todos os torcedores viram uma equipe aplicado ao máximo, e que dominou o adversário praticamente o tempo inteiro. Mesmo esse oponente sendo Tom Brady, que apesar de ser uma lenda, não possuía um corpo de recebedores decente.
O duelo no Colorado começou extremamente tenso, principalmente, no primeiro período. Onde o ataque dos Broncos até chegou a andar um pouco, mas dos Patriots era sempre "Three end out" nas campanhas.
Denver então começou a deslanchar ofensivamente na partida, já que a defesa vinha conseguindo parar Brady e companhia. Payton Manning fez uma excelente variação entre o jogo corrido e o aéreo, sempre procurando ler da melhor maneira a defesa de New England.
No jogo corrido, as principais armas como sempre foram os RBs Knowshon Moreno e Montee Ball, que juntos, correram 26 vezes para 102 jardas. Não é muito, se for comparar em distâncias longas, mas foram cruciais para as conquistas de território, e o principal, o controle do relógio em campanhas sempre longas. No total, Denver ficou com a posse de bola 35m44s enquanto New England 24m16s.
Melhor no confronto, os Broncos abriram 10 a 0 no placar, com um FG de 27 jardas chutado por Matt Prater e depois com Manning acertando um passe de 1 jarda para o TE Jacob Tamme.
Brady sabia que precisava fazer o ataque do Pats jogar. Mas estava complicado, porque além de os recebedores não conseguirem receber a bola, os Running Backs não conseguiam passar das trincheiras, foram apenas 16 jardas conquistadas em 8 carregadas no primeiro tempo. Pouquíssimo para que pensa em vencer nos playoffs. Fora isso, o Quaterback estava sofrendo demais com a pressão da Linha Ofensiva dos Broncos, que conquistou sacks importantes sobre o QB.
Ainda assim, ele conduziu aos trancos e barrancos, New England a uma campanha que terminou em Field Gold, em que Stephen Gostkowski acertou de 47 jardas. Parecia que iria fluir, mas mesmo no início do terceiro período, onde o jogo estava 13 a 3 para os Broncos, os Patriots não reagiam.
Manning sempre utilizando ao máximo da inteligência, foi gastando o tempo. Nos passes, usou um bom número de recebedores, mas o recebedor que mais estava produzindo era o WD Demariyus Thomaz, que conseguiu mais de 130 jardas, e anotou um TD no 3º período, levando o jogo para 20 a 3.
O jogo parecia acabado, mas era difícil ter total certeza, porque do outro lado tinha Brady, que apesar de toda a dificuldade, conseguiu levar esse time a final da AFC. Mas, os problemas técnicos que acompanharam a franquia durante toda a temporada, ficaram mais latentes nesse jogo tão importante.
No último período, o QB conseguiu usar do seu talento para reascender a chama dos jogadores. O ataque terrestre seguiu pífio, quem mais correu, foi o RB Shane Verren. O LeGarrete Blount que havia feito 4 TDs contra os Colts, conseguiu apenas 6 jardas em 5 carregadas contra os Broncos. Explica um pouco do fracasso!
No ataque aéreo, o melhor alvo de Brady foi o WD Julian Edelman, que em 9 recepções acumulou 89 jardas e um TD. Esse Touchdown foi no quarto período, que colocou o jogo 10 a 23. Ainda no último quarto, Tom Brady com as próprias pernas correu para End Zone, anotando mais um TD. Na conversão dos dois pontos, o RB foi bloqueado pela Linha Ofensiva dos Broncos.
A partida chegou ao final, com o Denver vencendo por 26 a 16, e Payton Manning controlando bem o tempo. As conquistas de fisrt-downs sob uma defesa já esfacelada, ajudou em muito na conquista dá vitória sem grandes sustos no fim.
Os Broncos chegam ao Super Bowl XVLIII de forma merecida, e agora, Manning após um ano de 2011 terrível, em que uma lesão quase o tirou do esporte, volta novamente ao topo, vivendo uma fase excepcional. Já os Pats fizeram mais do que poderiam, ou melhor, Brady e Bill Belichick foram incríveis em uma temporada que inicialmente parecia ser desastrosa para franquia.
Destaques do jogo:
New England Patriots:
Passe: T. Brady = 24/38, 277 jardas, 1 TD.
Corrida: S. Vereen = 4 carregadas, 34 jardas.
Recepção: J. Edelman = 10 recepções, 89 jardas, 1 TD.
Denver Broncos:
Passe: P. Manning = 32/13, 400 jardas, 2 TDs.
Corrida: K. Moreno = 14 carregadas, 59 jardas.
Recepção: D. Thomas = 7 recepções, 134 jardas, 1 TD.