sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Botafogo corre riscos desnecessários no final, mas vence Madureira na estreia do time titular.

Adiantando o jogo da quarta rodada do Campeonato Carioca, o Botafogo recebeu em São Januário o Madureira, para a estreia do time titular, já que nos dois jogos anteriores, havia entrado em campo com o time b. Os gols da equipe foram de Jorge Wagner estreante e Henrique que não marcava desde 2012, entretanto num falha tática, o Alvinegro permitiu o ressurgimento do tricolor suburbano no jogo e quase levou o empate. Mas, o jogo terminou 2-1, confirmando o primeiro triunfo na competição.

Aproximadamente 48 após entrar em campo pela última vez, o Botafogo voltou a São Januário, dessa vez, com os titulares, que terão a responsabilidade de brigar por títulos na temporada. O técnico Eduardo Húngaro pode promover as estreias de Jorge Wagner e Bollati, por exemplo. 

A movimentação era grande, com um esquema 4-5-1, sendo um meio de campo repleto de jogadores, e que possuíam técnica para trabalhar a bola. O que faltava era uma maior participação de Henrique, principalmente no primeiro tempo, o camisa 9 ficou sumido. Os laterais também subiam e defendiam bem.

Com o controle da posse de bola, o Botafogo neutralizou o Madureira, que é uma equipe bem perigosa, mostrou isso contra o Fluminense. Mas, não conseguiu jogar nos 45 minutos iniciais. E apesar do controle, as reais chances não estava sendo criadas pelo glorioso, então de falta, Jorge Wagner deu o cartão de visitas para o torcedor botafoguense, marcando um bonito gol.

A situação do Botafogo melhorou logo no primeiro minuto da etapa final, quando Henrique de cabeça fez 2 a 0. Recordando no tempo, ele jamais havia feito um gol com a camisa do Alvinegro e o último tinha sido marcado com a camisa do Sport, em 2012, curiosamente contra o Botafogo.

Pelo desgaste natural do início de temporada, o nível dos atletas do Bota foi caindo e time passou a administrar o resultado. Vendo isso, o Húngaro ao invés de fechar o time para poder assegurar a vitória, resolveu abrir, colocando dois atacantes velozes - Yguinho e Sassá - no lugar de Henrique e Lodeiro respectivamente - uruguaio que pode ter feito seu último jogo com a camisa do Botafogo. Isso levou o Madureira para o campo de ataque. O melhor jogador do time, o meia Carlinhos, aproveitou e fez um lindo gol. Por pouco, o empate não ocorreu em São Januário. Para corrigir o erro, Hungaro sacou Sassá e colocou o volante Fabiano, para garantir a vitória.

Jorge Wagner estreante e autor do primeiro gol do Botafogo. (Foto: Ricardo Ramos)
Na 3ª rodada, o Botafogo joga contra a Cabofriense, fora de casa. Enquanto o Madureira recebe o Macaé.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 2 X 1 MADUREIRA
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 23/1/2014 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Auxiliares: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Francisco Pereira de Sousa (RJ)
Público e renda: 2.208 pagantes / R$ 45.295,00
Gols: 
Jorge Wagner, 27'/1°T (1-0); Henrique, 1'/2°T (2-0); Carlinhos, 36'/2°T (2-1)

BOTAFOGO: Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Bolatti (Sassá, 23'/2°T/Fabiano, 43'/2°T), Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wagner e Lodeiro; Henrique (Yguinho, 16'/2°T) - Técnico: Eduardo Hungaro.

MADUREIRA: Yan; Marquinhos, Leozão, André e Gabriel (Luiz Paulo, Intervalo); Victor Bolt, Gilson, Ryan e Carlinhos; Vitor Borges (Allan, 37'/1°T) e Robert (Tiago Barreiros, 12'/2°T). Técnico: Antonio Carlos Roy.