O Borussia Dortmund estava já a duas rodadas sem vencer na Bundesliga, mas nesse sábado (30), pela 14ª, voltou a somar três pontos, com a vitória sobre o Mainz 05, fora de casa, por 3-1. Esse triunfo mantém o aurinegros em terceiro colocado, com sete pontos a menos que o líder Bayern. Já o Mainz, que fez uma bela partida, perdeu a oportunidade de entrar na zona de Europa League.
A fase do Borussia na competição não é a das melhores, pelo contrário. O elenco da equipe é bem enxuto, ou seja, não existem muitas peças de reposição e o desgaste físico dos atletas acaba ficando muito latente. Então, reflete diretamente no rendimento dentro de campo, pois a marca do Dortmund é a intensidade que os jogadores demonstram durante os 90 minutos.
E nesse encontro contra o Mainz não foi isso que vimos, principalmente no primeiro tempo, no qual a partida ficou extremamente travada e o Borussia sem muitas opções no ataque. Apesar disso, em algumas jogadas isoladas, o goleiro Loris Karius sofreu alguns sustos. Basicamente, os mesmos em que o Weinderfeller teve pelo lado do Dortmund. Pois o Mainz não ficou somente se defendendo, também apareceu bem ofensivamente.
Na segunda etapa, Jürgen Klopp fez duas mudanças no time logo de largada. Trocou Reus e Kuba, por Kelh e Mhkitaryan, respectivamente. A mudança não foi só visando o lado futebolístico, mas principalmente o condicionamento físico desses atletas. E acabou, que deu certo, porque esses dois jogadores entraram dando um gás forte ao time.
Então, por volta dos 65 minutos de jogo, o Borussia voltou a ser Borussia e começou a pressionar. Deu certo, porque o gabonês Aubameyang marcou um lindo gol, após cobrança de falta. Apenas 4 minutos depois, Choupo-Moting de pênalti igualou a contagem para o Mainz.
Inicialmente, o empate caiu como uma ducha de água fria nos aurinegros, mas aos poucos, o time foi se acertando, e também de pênalti, Lewandowski marcou o segundo gol. E nesse lance que originou a penalidade, o colombiano Soto foi expulso, por tentar tirar a bola com a mão.
Mesmo com um jogador a mais, o Dortmund seguiu sem ter tranquilidade na partida, e correu alguns riscos defensivos. Mas, já no estouro do tempo regulamentar, novamente Lewandowski marcou e fechou a conta.
Na rodada 15, o Borussia tem o confronto direto com o Bayer Leverkusen, em Dortmund. Já o Mainz visita o Nuremberg.