sábado, 17 de agosto de 2013

Sem brilho, Valencia conta com "ajuda" e vence na estreia.

Pela 1ª rodada do Campeonato Espanhol, o Valencia estreou no torneio em casa, contra o Málaga. Para sair com a vitória de 1-0, os mandantes contaram com uma "ajuda" do arqueiro adversário, que saiu muito mal de sua meta, originando o lance do gol. É difícil falar em justiça no futebol, mas foi o Valencia que buscou quase que o tempo inteiro o triunfo, mesmo não mostrando muito brilho.

No início de temporada é muito difícil termos jogos de grande qualidade, porque os times ainda estão em ritmo de pré-temporada, no qual priorizam demais a parte física. Nesse confronto no estádio Mestalla, durante os primeiros 25 minutos foi bem movimentado. As duas equipes conseguiam trocar bons passes, arriscavam jogadas ofensivas, principalmente o Valencia, que era dono da casa. 

O Málaga preferia ficar recuado, esperando para pode sair somente em contragolpes. Para se defender, o alemão Bernd Schuster colocou o time no 4-1-4-1, sendo que a primeira linha de quatro jogadores não avançava, era totalmente fixa. Isso complicava para o Valencia penetrar nessa espécie de ferrolho. O jogador que mais tentava alternativas com lances individuais era o Viera. Fora isso, o time ficava tocando a bola sem destino algum no meio de campo.

Para o segundo tempo, o panorama do jogo se manteve o mesmo e foi gradativamente ficando ainda mais preso. Pois era nítido o cansaço batendo nos jogadores, e como o Valencia não conseguia furar o sólido sistema de marcação o Málaga, apenas uma falha coletiva permitiria a abertura do placar. E foi exatamente o que aconteceu. O arqueiro Willy saiu errado do gol após uma cobrança de falta, originou o rebote que o defensor Ricardo Costa aproveitou e finalizou abrindo o placar.

A partida ganhou outro ar, porque agora bastou ao Valencia ficar mais recuado, administrando a vantagem, enquanto o Málaga buscava o empate. Próximo ao fim do cotejo, o atacante Bobley Anderson que entrou na segunda etapa, começou a chamar a responsabilidade e produziu alguns lances interessantes. Mas, nada que pudesse levar a melhor sobre o goleiro do Valência Diego Alves.

Na 2ª rodada, o Valencia sai para enfrentar o Espanyol. Já o enfrenta dentro de casa o Barcelona.