domingo, 23 de junho de 2013

Na preguiça da Espanha, a velocidade de Alba se destacou.

O já previsível Grupo B da Copa das Confederações, que entrou na terceira rodada com os resultados bem manjados. Todos sabíamos que o Uruguai golearia o Taiti e a Espanha venceria a Nigéria. Só que os espanhóis estavam bastante preguiçosos em campo, não se importando muito com a marcação, deixando os africanos jogarem. Mesmo assim, o lateral esquerdo Jordi Alba, se destacou com sua velocidade e foi autor de dois gols dá vitória por 3-0, no Castelão.

O confronto começou bem animado, os nigerianos precisavam de um resultado positivo e por isso, não podiam ficar atrás. E como o sistema de marcação é frágil, permitiram a infiltração de Alba que logo aos 3 minutos, marcou o primeiro gol do jogo. Esse fato tranquilizou os espanhóis que ficaram mais relaxados dentro de campo.

O esquema espanhol é o 4-3-3, que varia muito, para o 3-6-1 e permite uma grande mobilidade dos jogadores. Diferente de como estamos acostumados a ver, a Espanha não estava jogando sem a bola, ou seja, não forçava a marcação. Jogava apenas quando tinha a posse em seus pés. Isso foi bom para os nigerianos, que conseguiram chegar ao ataque e ainda por cima, criaram oportunidades de empatar. O grande defeito era a falta de pontaria dos homens de frente, que durante toda a competição, apresentaram esse problema.

Essa queda de rendimento da Espanha é natural nas partidas, principalmente quando o adversário não oferece tanto perigo ou já está dominado. Outro fator que é bom frisar, é a alta temperatura de Fortaleza, que durante a partida estava na casa dos 30ºC. Então, como já estava classificado, não precisaria ficar forçando o jogo. E mesmo assim, ainda teve oportunidades para aumentar com Soldado, que desperdiçou duas boas chances. 

Para o segundo tempo, a Nigéria já não demonstrava mais aquela coragem para tentar agredir a Espanha, que por outro lado, apenas tocava a bola. Vicent Del Bosque começou a fazer mudanças. E deu certo, pois "sacudiu" o time, entraram David Silva, Fernando Torres e David Villa, nos lugares de Fábregas, Soldado e Pedro. A Fúria ganhou um pouco mais de velocidade e chegou ao segundo gol com Torres, que mostrou um grande oportunismo. É incrível como ele tem vontade na seleção, o que parece faltar no Chelsea. 

O duelo que já era morno ficou frio e só quando a Nigéria tentava algo na frente a Espanha revidava com algum bom contragolpe. Assim David Villa perdeu alguns gols, mas para finalizar a partida e fechar sua ótima exibição, Jordi Alba matou o jogo fazendo o terceiro gol espanhol, após driblar o arqueiro Enyeama.

Na Semifinal agora confirmado, Espanha faz o repeteco da final da última UEFA UERO com a Itália, em Belo Horizonte. E o Uruguai encara o Brasil, em Belo Horizonte.