segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A cada jogo, os recordes de Barcelona e Messi aumentam.

O Barcelona realizou contra o Valladollid nessa 17ª rodada, o seu último jogo em 2012, onde venceu por 3-1, fora de casa e fechou o ano com chave de ouro. Pois o clube chegou a 96% de aproveitamento na Liga Espanhola, além de Messi com seu gol na partida, alcançar a marcar de 91 gols. Para dar mais alegria ao natal dos torcedores, a diferença de pontos para o Real Madrid, agora são de 16 pontos. 

Apesar de tantos motivos para alegria, a semana não foi muito boa na Catalunha, pois foi descoberto um tumor na glândula parótida, do treinador Tito Vilanova. Que até já operou e passa bem, porém teve que se afastar  do time e por tempo indeterminado, e em seu lugar assumiu o assistente Jordi Roura, que manteve o conceito futebolístico. 

O jogo começou, e tudo logo entrou no seus conformes. Com o Barcelona sendo predominante e mostrando uma esmagadora força sobre o adversário. Mas, do outro lado, havia um time que não tinha talento, só que tinha o empenho de todos os seu jogadores. Pois os 11 estavam se dedicando à marcação. Não estavam satisfeito em olhar o Barça jogar, e tentar marcar com os "olhos", eles iam para cima, forçavam o choque.

Isso, atrapalhou bastante a vida dos catalãs durante o primeiro tempo. Xavi, Thiago Alcántara, Messi, Sanchéz, Pedro, Alba e Daniel Alves, tentaram com o tradicional toque de bola envolver a equipe. Mas, faltava infiltrações, as jogadas eram sempre muito afuniladas. Do outro lado, o angolano Manucho, comandante do ataque do Valliadollid, corria incessantemente, mas não ofereceu um perigo a Valdés.

O gol do Barça, foi surgir já aos 45 minutos do primeiro tempo, com Xavi dando uma de centroavante. Na volta do intervalo, o Barcelona já estava mais "malandro", e passou a envolver com facilidade a defesa dos mandantes. Que seguiram resistente na marcação, embora fossem cansando. Então, foi a oportunidade para aumentar o placar, Messi, perdeu um grande chance de direita. Mas, quando a bola caiu na canhota, ele assinalou um golaço. 

O Valliadollid, sequer chutava ao gol, era  mérito também do Barcelona, que tem como uma das duas principais armas a forte marcação. Isso, impedia a chegada do clube da casa na frente. Que foi dar seu primeiro chute à gol, já na reta final do confronto. Chegando a marcar com Guerra e a esboçar uma reação. Mas, Tello entrou e não precisou de um minuto em campo para finalizar a 16ª vitória do Barcelona na competição.

Na rodada 18, já em 2013, o Barcelona recebe o Espanyol, para o derby da Catalunha. Já o Valliadollid, tem o Celta de Vigo, fora de casa.