segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Defensores do Barça falham, mas Messi resolve na frente.

Nessa temporada, alguns erros de defesa do Barcelona vem acontecendo com mais frequência. E no jogo contra o Deportivo La Coruña, fora de casa, foram dois. Uma falha de Victor Váldes e um gol contra de Jordi Alba. Mas, quase como um antídoto, Messi marcou três vezes a ajudou ao Barça consolidar a vitória por 5-4, em uma partida muito movimentada. Aonde os catalães poderiam ter vencido com mais facilidade, pois eram bem superior ao adversário.

O Barcelona começou a partida mostrando o seu futebol característico, com troca de passes rápidas, bastante movimentação e infiltração na defesa adversária. Além de enfrentar um Deportivo muito lento na marcação. Prova disso, foi que com facilidade, o Barça abriu 2 a 0, em menos de 10 minutos. Com gols de Jordi Alba e Tello. 

O La Coruña, não sabia o que fazer para marcar os catalães e buscar uma saída para o campo de ataque. Ficavam olhando o jogo, e ainda viram antes dos 20 minutos, Messi aumentar a vantagem depois de uma bonito passe de Fábregas. O Barça tinha um posse de bola esmagadora, mas parou de ser agressivo. Começou a tocar bola sem muita objetividade. E acabou dando sopa para o azar.

Após uma trama de ataque inesperada, Riki sofreu falta fora da área, mas o árbitro deu penalidade máxima.  Pizzi, sem sofrimento converteu. Esse gol, deu confiança ao time. Que deixou o medo de lado e passou a jogar bola. Aproveitando-se da zaga do Barcelona improvisada, já que Mascherano mesmo adaptado a posição não é zagueiro, assim como Song. É preciso contratar zagueiro de verdade. Uma defesa forte, também ganha jogo.

Então, através de uma falha de Váldes, que aceitou um chute despretensioso de Bergantiños no meio do gol. Isso recolocou o time novamente na partida. Mas, antes do intervalo, Messi levou o Barça para o intervalo com 4 a 2 no placar. Mesmo assim, a confiança dos visitantes estava lá em cima. E Pizzi, em uma cobrança de falta belíssima, deixou o Deportivo colado no placar novamente. 

A situação do Barcelona piorou, quando Mascherano foi expulso, em uma lance confuso. Segundo o árbitro, ele teria dado uma cotovelada no rosto do atacante do La Coruña. Eu sinceramente, não concordo com o marcação. Pois bem, mesmo com um a menos o Barcelona não abriu mão da posse de bola, que seguiu elevada. Adriano entrou no lugar do apagado Villa, para recompor a zaga.

Tito, mandou a campo Xavi, no lugar de Fábregas, que fez uma excelente partida. Mas, a mudança, foi para garantir logo o resultado. O Deportivo, poderia ter se lançado ao ataque e buscado o empate, mas nada fez. E 28 minutos depois ter um atleta expulso, Messi marcou seu terceiro tento na partida. 

Parecia que a vitória estava certa, que nada. Dois minutos depois, Jordi Alba, fez um lindo gol, só que contra. Uma falha, que rendeu um forte pressão do Deportivo nos minutos finais. Obrigando o Barça, até dar cutão para frente, algo raro de se ver ultimamente com a equipe. Mas, a vitória foi garantida. 

Na 9ª rodada, o Barcelona joga contra o Rayo Vallecano, fora de casa. Enquanto o Deportivo La Coruña, visita o Celta, no derby da região.