sábado, 9 de junho de 2012

Assim como em 2008, Rússia mostra futebol encantador.

A Rússia que foi semifinalista na Euro de 2008. Começou essa, mostrando o mesmo futebol dá última. Um estilo de jogo moderno que tem como base o ótimo toque de bola, com bastante velocidade e aproveitando sempre os contragolpes. Desse jeito, a seleção passou por cima da República Tcheca por 4-1, no estádio municipal de Wroclaw. Ficou bem claro, que se as grandes potências não se cuidarem, a Rússia vai incomodar novamente.

As duas seleções entraram em campo, sabendo do empate no outro jogo do grupo. Então, uma simples vitória colocaria a Rússia ou Rep. Tcheca em boas condições. Os tchecos assimilaram isso primeiro. Porque logo de início eles já pressionavam os russos. O esquema de 4-2-3-1, fazia com que a bola ficasse bastante no meio de campo. Com Rosicky ditando o ritmo da equipe.  Mas, a dificuldade para servir o único atacante do time que era o problema. Achar Milan Baros no meio dos zagueiros adversários estava difícil.

No entanto, por dominar a posse de bola e não ser agressivo acabou mostrando para a Rússia os caminhos do jogo. Que era os contragolpes. A equipe é muito leve. E o principal, os jogadores não guardam posição, ficam flutuando em campo. Isso atrapalha bastante na marcação. Passando a incomodar na frente, o primeiro gol virou questão de tempo. Que foi marcado pela promessa russa Dzagoev. Que aproveitou uma chance claríssima.

Os tchecos tentaram novamente pressionar o russos. Mas com o gol marcado, a seleção russa ganhou muita confiança. Passando a criar bastante perigo a meta de Cech. Então, o segundo gol veio com uma certa facilidade. Marcado por Shirakov. Após esse gol, até o fim do primeiro tempo, o jogo caiu em um grande marasmo. Pois a Rússia estava satisfeita com que tinha construído, e a Rep. Tcheca não conseguia produzir nada ofensivamente. Não assustava o goleiro Malafeev.

Na volta para o segundo tempo, os tchecos avançaram a marcação. Forçando a saída de bola russa. Mas, acabava deixando a zaga muito desguarnecida. E com jogadas rápidas, a equipe da Rússia seguia levando muito perigo. O grande armador da equipe era Arshavin. Que fez um razoável primeiro tempo, mas no segundo foi brilhante. Porém, a equipe não aproveitou as chances, então a Rep. Tcheca achou o gol com Pilar. 

Esse tento tacou fogo no jogo. Mas, os russos não perderam a cabeça. Seguiram jogando um excelente futebol. Que levava muita vantagem nas bolas em diagonal. Que os atacantes sempre levavam a melhor sobre os defensores tchecos. Kerzhakov teve 7 tentativas de matar o jogo. Não aproveitou nenhuma. Dick Advocaat trenador da seleção russa, mandou a campo Pavlyuchenko. Que participou do terceiro gol marcado novamente por Dzagoev e minutos depois, sacramentou a vitória marcando o quarto gol.

Na rodada que vem, a Rússia enfrenta a anfitriã Polônia, em Varsóvia. Já a República Tcheca buscará a reabilitação diante da Grécia, em Wcrolaw.