sábado, 9 de junho de 2012

E a zebra começa a aparacer na Euro.

A Holanda favorita no confronto contra a Dinamarca, acabou vacilando demais. A equipe até fez um bom jogo, mas as finalizações foram terríveis. Então, como o futebol privilegia quem manda a bola para rede, os dinamarqueses venceram por 1-0, em Kharkiv na Ucrânia. Defino a vitória da equipe a disciplina tática e ao oportunismo. Pois soube aproveitar a melhor chance criada. 

O tão temido grupo da morte, nas prévias da competição, mostrava a Holanda com umas das principais favoritas a passar de fase. Já a Dinamarca seria o patinho feio entre as quatro seleções. A partida começou com Holanda bem melhor em campo. O esquema tático das equipes eram idênticos o 4-2-3-1. Embora, os holandeses fossem mais ofensivos,  já o dinamarquês era mais cauteloso. 

A Dinamarca sabia que se encarasse de igual para igual a Holanda iria se dar mal. Então, o jeito era se defender e buscar uma bom lance, na frente para tentar fazer gols. Os holandeses pressionavam bastante a saída de bola do adversário. Forçando o erro. E com Van Persie mais a frente, sendo municiado por Robben e Afellay abertos pelas pontas e Sneidjer mais centralizado. Embora eles não marcassem posição. 

Esse modo de jogar, resultou em várias oportunidades de gols para a Holanda. Mas, o grande pecado estava nas conclusões. Ou então, parava no goleiro Andersen. Já a Dinamarca conseguiu chegar ao ataque de fato, muito tempo depois do apito inicial. E quando chegou, mostrou logo seu cartão de visita. Após uma jogada casual de Poulsen, ele rolou para Krohn-Dehli que fez um belo gol. Nesse momento, a Holanda perdeu o controle que tinha do jogo. 

A Dinamarca conseguiu afasta-los de sua área. Na volta para a etapa complementar, a Holanda foi novamente para cima. Excelentes oportunidades apareceram, mas seguia o fraco aproveitamento nos chutes. Os dinamarqueses mostraram uma saúde incrível para marcar. Porém, achei que eles não davam o combate. Permitiam mutas trocas de passes da seleção holandesa. Tanto que foram várias as aparições na frente de Andersen.

Algumas mudanças foram feitas. Como a entrada de Van de Vaart e Huntelaar. Abrindo mais o time. Tirando De Jong um dos volantes. A criação continuava impecável, mas as finalizações não digo o mesmo. Kuty demorou basante para entrar. Acho que ele é melhor que Afellay. Poderia fatalmente ter inciado com titular. A Dinamarca soube segurar bem a bola no ataque. Bendtner, Zimling e Rommendahl junto com o autor do gol dá vitória Krohn-Dehli fizeram uma excelente exibição. 


Na próxima rodada do grupo B, a Holanda tem um jogo super decisivo contra a Alemanha, no mesmo estádio de Kharkiv. Já a Dinamarca enfrenta Portugal pensando em classificação, no estádio de Lviv.