quarta-feira, 14 de março de 2012

Gols de "medalhões" classificam o Chelsea na UCL.


Os “medalhões” da equipe do Chelsea que marcaram época. E atualmente não tem o mesmo rendimento. E alguns deles viam sendo barrado pelo ex-treinador André Villas-Boas. Mas, nessa partida decisiva contra o Napoli, pelas oitavas de final, eles foram importantíssimos. Terry, Drogba e Lampard marcaram três gols dá vitória por 4-1, sobre os italianos em Londres. O time inglês não foi tão bem tecnicamente. Porém, jogaram com muita raça. E garantiram o triunfo na prorrogação. Achei que o Napoli errou bastante e até de certa forma, se acovardou. Pois poderia ter ido mais para cima do Chelsea.

Na etapa inicial o Napoli começou bem melhor. Mesmo precisando vencer, o Chelsea não estava bem armado em campo. Seus principais jogadores estavam muito afastados uns do outro. O esquema da equipe era o 4-2-3-1. Ramirez e Sturrigde abertos pelas pontas. Mata ficou muito parado. E Lampard não sabia se ajudava atacar ou defender. Essa indecisão deixou Essien sozinho na marcação. E o rápido time do Napoli ia aproveitando os espaços. Que eram maiores pelas pontas. Com Maggio. Que deu boas opções para os atacantes do time. Cavanni então perdeu uma boa oportunidade. Uma das três criadas com menos de 15 minutos. A equipe italiana foi seguindo bem melhor em campo. Mas, acabou que em um lance infortuno levou o gol. Com Drogba de cabeça. O gol do Chelsea mudou completamente o jogo de figura. A equipe napolitana desapareceu completamente do ataque. E passou a errar muitos passes na defesa. Não dando prosseguimento aos contra-ataques. Já o Chelsea ia forte para o ataque. Mas ainda sim, o time não tinha um grande poder de criação. Dependia de bolas áreas.


Que se intensificaram muito, na etapa final. Que com menos de 5 minutos, o Chelsea chegou ao segundo gol. Com o xerife Terry. Esse era o resultado ideal para garantir a vaga. E ateou fogo no Stanford Brigde. Ameaçado, o Napoli finalmente resolveu atacar. E jogando bola, a equipe atualmente tem muito mais recursos que o Chelsea. Seus principais jogadores vivem um momento bem melhor como o caso de Lavezzi. E logo que a equipe começou a trocar passes no ataque passou a levar perigo. E menos de 10 minutos depois do tento sofrido, Inler fez um bonito gol. De um chute de fora da área. Só que novamente o Napoli voltou a cometer o mesmo erro. Se fechar para puxar contragolpes. Só que defensivamente o time errava muito. O que fazia com que o ataque não pudesse ter a bola. Enquanto isso, os Blues iam para o abafa. Tentavam alguns chutes de longe. Que De Sanctis agarrava com segurança. Mas, o Chelsea se tornou um grande refém da bola parada. Era o tempo inteiro. Em escanteios ou em faltas. O terceiro gol acabou vindo de bola parada. Só que de penalidade. Com o medalhão que mais tinha atrito com Villas-Boas. Frank Lampard. Esse resultado estava levando o jogo para a prorrogação. As duas equipes estavam disposta a evitar isso. A defesa do time londrino estava muito bem postada. O brasileiro David Luiz fez uma bela atuação. O que também anulou de certar forma as investidas napolitanas. Terminando o jogo empatado.

Na prorrogação, o Napoli começou melhor. Talvez, ter jogadores com a idade mais baixa. Porém, a primeira grande chance veio dos pés de Fernando Torres. Que perdeu um gol, sem goleiro. Só que aos 105 minutos, Ivanovic deu a classificação para o Chelsea. Após isso, no restante da prorrogação o Chelsea apenas segurou a pressão do Napoli e se garantiu na próxima fase da Champions League. Sendo a única equipe inglesa classificada.

O Chelsea hoje vive um momento muito conturbado. Mas, talvez essa classificação de uma motivação para o time buscar ao menos o 4º lugar no campeonato inglês. Que ainda é possível. E mesmo com todos os problemas enfrentados nessa temporada, o time se mantém vivo pelo título da UCL. O que eu acho pouco provável que aconteça. Porém, no futebol tudo pode acontecer. Já o Napoli, após anos, voltou a Champions e foi muito bem. Com certeza deverá estar na temporada que vem.