quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vitória do Barça, ala brasileira.

Para quem esperava que Messi e Iniesta fosse marcar os gols da vitória do Barça. Se surpreendeu. Porque quem mais foi a rede na goleada do Barcelona por 4-0 sobre o Al-Sadd, foram os brasileiros, que marcaram três dos quatro gols. Adriano com dois gol e Maxwell com um. Outro foi marcado por Keita. Foi impressionante como o Barça teve facilidade para bater o time do Catar. A equipe em momento algum, teve menos de 70% de posse de bola. Comandou o jogo desde de o primeiro minuto, até o apito final. Pep Guardiola, pode inclusive poupar alguns titulares, como Xavi, Daniel Alves, Pique e Busquets. Mas, como tem um elenco fantástico, os que entraram corresponderam. O que foi ruim para o Barcelona, foi a perda de David Villa, que saiu com uma fratura na perna. Sanchez, que entrou em seu lugar, também saiu sentindo incomodado na coxa. O time de Al-Sadd, se mostrou frágil demais para para encarar um jogo desse porte. Mas, estão de parabéns por terem chego até esse momento.

Nos primeiros minutos da etapa inicial, o Barcelona já ditava o ritmo do jogo. Acho que isso, faltou um pouco ao Santos na partida contra o Kashiwa Reysol. Então, a equipe se quer deixava o adversário passar com a bola no meio de campo. Quando perdia o domínio dela, ia rápido para o combate. Mas, o time do Al-Sadd, colocava praticamente todos os seus jogadores dentro da área, para bloquear o Barça. Isso até deu resultado por alguns minutos. Só, que logo, Messi e companhia, foram com calma entrando na área do Al-Sadd. Então com muita tabela e com a ajuda do goleiro Mohamed Saqr, que falhou no gol de Adriano. O tento, era tudo que o Barça queria, para forçar a saída do Al-Saad. Mas isso não veio. O time até tentou se arriscar, porém voltou a se defender. Então, tocando bastante a bola, abrindo espaços. Adriano chegou ao seu segundo gol no jogo. Dando mais tranquilidade ainda para o Barça.


Na segunda etapa, com o jogo praticamente definido, o Barça continuou lá em cima. Messi voltou procurando mais o jogo. Não que ele não tenha jogado mal no 1º tempo. Mas no segundo, ele teve mais espaços. O time do Catar parecia já ter desistido. Que por sinal, era algo impossível. Então, valorizando demais a bola. Isso resultava em boas aparições à frente do goleiro Saqr. E assim, Keita deixou o seu gol. Com 3 a 0, Pep Guardiola, resolveu em  poupar  mais a equipe. Fez certo. Colocou Maxwell e a nova jóia do Barça o Cuenca. Os dois entraram muito bem no jogo. Nem sentindo o peso de ser um mundial. Então, sem deixar o ritmo cair, o Barça não dava oportunidades para o Al-Sadd respirar. Então, acabou chegando ao quarto gol com Maxwell. Minutos antes, ainda quase saiu um gol de bicicleta de Messi. Mas, acabou indo para fora. O jogo terminou, de mesmo jeito que começou: com o Barça absoluto em campo.

Sempre achei o Barcelona favorito para esse jogo contra o Santos. Porém, tem sim como o time santista vencer, mas vai ter que jogar muita bola. Porque o Barça adora esse momentos de decisão. Principalmente Messe, Xavi, Iniesta e cia. O que todos sabemos é que: vai ser um jogão !